Caça-Fantasmas | O que há de errado com o primeiro trailer do reboot?
Público parece não ter comprado a nova versão
Depois de anos no limbo, o trailer do terceiro Caça-Fantasmas finalmente foi divulgado (veja aqui). Porém, as primeiras reações à nova versão, estrelada por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Leslie Jones e Kate McKinnon, não parecem muito positivas. O trailer oficial no YouTube conta com mais de 49 mil deslikes (contra mais de 32 mil likes) em mais de 1 milhão de visualizações em 7 horas. É uma marca considerável já que mesmo trailers que não foram unanimidade das redes sociais como X-Men: Apocalipse (268 mil likes contra 16 mil unlikes em 44,8 milhões de visualizações) e a primeira prévia de Homem-Formiga (96 mil likes contra 3,7 mil unlikes em 20,8 milhões de visualizações) não receberam tamanho engajamento negativo.
O que teria levado o público a apertar com tanto gosto o veredito negativo do YouTube? Será uma defesa dos filmes originais? Um descontentamento por ver um time de mulheres assumir o posto de Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis e Ernie Hudson? Ou o trailer é simplesmente ruim? Falta ritmo, certamente. Assim como o primeiro trailer de Homem-Formiga, a prévia não parece saber o que quer. Começa com uma referência aos filmes antigos ("Há 30 anos, quatro cientistas salvaram Nova York"), cria uma nova versão para o tema musical original, mas não se conecta diretamente com os longas de 1984 e 1989. A apresentação das personagens reforça a ideia de um remake, com cada personagem feminina representando um equivalente da versão masculina (McCarthy está para Murray, assim como Wiig está para Ramis, McKinnon para Aykroyd e Jones para Hudson). Ou seja, o público que não acompanhou o longo processo de desenvolvimento do projeto pode ficar confuso: é um remake, um reboot ou uma continuação?
Oficialmente trata-se de um reboot, uma atualização da franquia. Dan Aykroyd, Jessie Henderson (produtor dos originais) e Ivan Reitman (diretor dos originais) assinam a produção-executiva do longa, que também contará com participações especiais de Aykroyd, Murray, Hudson, Sigourney Weaver e Annie Potts (Ramis faleceu em 2014). Os atores, porém, não devem reprisar seus papéis, aparecendo apenas com um aceno para os fãs antigos. Segundo o diretor Paul Feig e a roteirista Katie Dippold (via Collider), a ideia é captar o espírito do original, mas com foco em uma nova geração, entregando algo na linha de Jurassic World.
Aykroyd demonstrou seu contentamento com a prévia pelo Twitter: "Falei que Caça-Fantasmas 3 seria bom. O trailer é apenas o começo de um verão divertido com a minha irmandade paranormal". E realmente parece apenas o começo. A qualidade do trabalho da equipe envolvida é um bom indicador de que apesar de esse ser mais um exemplo de capitalização do passado (em uma era de Jurassic World, Star Wars e Cia.), algo novo pode surgir. Começando pela troca de gêneros, que coloca quatro das melhores comediantes da atualidade nos mesmos papéis de expoentes da comédia oitentista (quase todos com o seu pé no Saturday Night Live).
As intenções são boas. O elenco é bom. O diretor e a roteirista têm no currículo boas comédias (A Espiã que Sabia de Menos, de Feig, é um exemplo a ser visto). Ou seja, não julgue um filme pelo trailer. Caça-Fantasmas é uma franquia que merece ser revivida, gerando os devidos dividendos para Aykroyd e Cia, e mostrando para uma nova geração quem você pode chamar quando tem algo estranho na vizinhança.
Caça-Fantasmas tem previsão de estreia para 14 de julho de 2016.