Filmes

Entrevista

Bruxa de Blair | "A câmera em primeira pessoa é o futuro do horror", afirma Adam Wingard

Conversamos com o diretor sobre novo filme

15.09.2016, às 15H42.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 14H06

"Tudo o que nos pediram é que ficasse assustador", disse o diretor Adam Wingard ao Omelete sobre o novo Bruxa de Blair (Blair Witch). "Um dia eu e Simon Barrett [roteirista] recebemos uma ligação misteriosa. Eram os produtores pedindo sigilo total sobre nosso encontro. Quando conversamos eles disseram que estavam querendo um novo Bruxa de Blair".

Wingard acreditava que um remake era inevitável, afinal, já são 17 anos desde o primeiro. "Eu assisti em 2000 umas seis vezes seguidas em VHS", lembra, sentindo-se extremamente orgulhoso do filme que dirigiu. "Os produtores nos escolheram por gostarem muito de Você é o Próximo e Next. Nos pediram que fosse uma sequência, não um reboot ou remake, e que usasse a premissa do irmão. A partir daí tivemos liberdade total".

None

Wingard é grande fã do gênero de filmagem encontrada, mas revela que o POV, que é colocar a câmera como uma visão em primeira pessoa, foi seu maior interesse. "É o futuro do horror. Não tem como desviar-se disso. Quanto mais pessoal for a experiência, maior será o terror" garante. Menciono os videogames e como Bruxa de Blair tem momentos que se relacionam com eles, em especial Resident Evil. "Há um movimento em direção a isso e tem muita gente pensando na linguagem da realidade virtual no cinema, por exemplo. Eu ainda não sei ao certo o que fazer pois ela enquanto cinema é muito limitada ainda... é, de certa forma, como voltar ao cinema dos Lumière. Mas alguma coisa vai brotar daí", acredita.

O cineasta teve uma excelente experiência brincando dentro das regras da filmagem encontrada. "Bruxa de Blair foi o primeiro, o criador do gênero, e nos deixou regras. Mas regras existem para ser quebradas... veja os caras do Dogma 95, por exemplo. Criaram todas aquelas regras mas não há um filme sequer que respeita todas. É muito parecido com o Dogma ou Found Footage...", reflete. 

No filme, um grupo de estudantes universitários se aventuram na floresta de Black Hills para desvendar os mistérios que cercam o desaparecimento da irmã de James (James Allan McCune), que muitos acreditam estar ligado à lenda da Bruxa de Blair. No início, o grupo está esperançoso, especialmente quando uma dupla de moradores se oferecem como guias na floresta. Mas com o cair da noite, o grupo é surpreendido por uma presença ameaçadora e lentamente, eles começam a perceber que a lenda é real e muito mais sinistra do que imaginaram.

Bruxa de Blair está em cartaz nos cinemas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.