Biônicos | Por que filme da Netflix não tem protagonistas PCDs? Diretor explica

Créditos da imagem: Netflix/Divulgação

Filmes

Entrevista

Biônicos | Por que filme da Netflix não tem protagonistas PCDs? Diretor explica

Filme mostra realidade em que pessoas com mobilidade reduzida dominam o mercado

Omelete
2 min de leitura
Pedrinho
29.05.2024, às 20H57.

Quem já deu play no filme nacional Biônicos, da Netflix, se deparou com uma premissa inovadora no gênero de ficção científica, além de muita computação gráfica, algo inédito em produções nacionais. Mostrando um futuro em que pessoas com deficiência ganham habilidades sobre-humanas através de novas próteses tecnológicas, o filme exalta a diversidade e a inclusão na sociedade e nos esportes.

Ainda assim, é comum sentir falta de atores PCDs em papéis de destaque. Em vez disso, temos atores sem deficiência interpretando a minoria no filme. Para entender a decisão, conversamos com o diretor de Biônicos, Afonso Poyart, que explicou a falta de protagonistas PCDs e como foi a consultoria do longa-metragem.

“Tivemos [atores PDC no elenco], sim”, diz Poyart ao Omelete. “A gente tem alguns na [cena da] festa. Convidamos alguns atletas para-olímpicos brasileiros para participar. Temos também a cena final, que convidamos várias pessoas PCD reais, sem colocar efeito em cima [da prótese]”, conta.

Netflix/Divulgação

Ele continua, explicando que, por limitações físicas das pessoas com deficiência, ele não pôde incluí-las nos papéis principais, que exigiram várias cenas de ação: “Agora, o filme ele é uma distopia, né? A gente tentou ir para um caminho que imagina essas próteses criando superpoderes, então não, a gente não tem essa, uma simetria com a realidade dos PCD, de hoje”. Ainda assim, foi possível envolver profissionais com deficiência. “Obviamente que a gente trouxe o máximo de pessoas possível, envolveu no projeto como consultores”, acrescenta Poyart.

Segundo a sinopse, em um futuro distópico em que próteses biônicas redefinem os esportes, duas irmãs competem no salto em distância, mas a rivalidade as coloca em um caminho sinistro.

O filme é protagonizado por Gabz, Jessica Córes e Bruno Gagliasso. O elenco conta ainda com Christian Malheiros, Klebber Toledo, Paulo Vilhena, Nill Marcondes e Danton Mello.

Com direção de Afonso Poyart, que assina o roteiro ao lado de Josephina Trotta, Cris Cera e Victor Navas, o filme Biônicos já está disponível na Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.