Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Biografia desglamourizada de Che Guevara muda de nome

Biografia desglamourizada de Che Guevara muda de nome

MH
13.12.2005, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 07H10



Guevara e Castro nos dias
da Revolução Cubana

A cinebiografia de Ernesto "Che" Guevara (1928-1967) do cineasta Steven Soderbergh (Doze homens e outro segredo) mudou de nome. Antes, entitulava-se simplesmente Che. Agora, com o início das filmagens se aproximando, o filme passa a se chamar Guerrilla - mais em sintonia com a proposta do filme, que supostamente desglamourizará o mito do revolucionário.

Omelete Recomenda

Em setembro, durante o último Festival de Veneza, uma reportagem do jornal The Daily Telegraph revelou que arquivos recém-abertos da CIA serviriam de base "verídica" para a construção da história. Um Che menos romântico - o jornal faz questão de lembrar Diários de motocicleta como o contraponto "de esquerda" - e mais apegado aos pragmatismo da guerrilha sul-americana, especialmente após a Revolução Cubana de 1959.

Benicio Del Toro (21 gramas, Traffic) será Guevara, retratado não em sua juventude, mas a partir dos anos em que conheceu Fidel Castro no México e ajudou a derrubar o ditador Fulgêncio Batista do governo de Cuba. A história seguirá até a mata amazônica, onde Che liderava insurgentes contra o exército boliviano. Os tais arquivos hoje abertos seriam os relatos do agente Felix Rodriguez, que perseguiu Guevara por cinco semanas em 1967, conseguindo revelações de companheiros presos, até prendê-lo em outubro. Foi durante a captura na vila de La Higuera que militares bolivianos atropelaram o procedimento de Rodriguez e executaram Guevara. Nos arquivos, o agente da CIA entende que escapou por sorte, pois também era alvo do exército local.

Benjamin Bratt (Mulher-Gato, O lenhador) viverá Ente, o braço-direito de Che na guerrilha. Franka Potente será Tania, outra colaboradora de Guevara na Bolívia. Ao espanhol Javier Bardem (Mar adentro) caberá interpretar Castro, o que por si só já deve valer o ingresso. Soderbergh começa a rodar o filme quando finalizar O bom alemão. Mais exatamente, a partir de 21 de janeiro em Nova York e em Veracruz, no México.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.