Biografia de Che Guevara dirigida por Soderbergh escala o seu Fidel
Demian Bichir viverá o revolucionário/ditador cubano em dois filmes
A biografia do revolucionário argentino Ernesto Che Guevara de La Serna que o cineasta Steven Soderbergh (Doze homens e outro segredo) planeja há tempos - e que ele já decidiu que serão dois filmes - escalou o seu Fidel Castro.
O ator mexicano Demian Bichir interpretará o ditador de Cuba em ambas as produções, que Soderbergh roda ao mesmo tempo desde a metade do ano na Espanha, ao custo de 70 milhões de dólares.
A primeira se chamará The Argentine e narrará o momento histórico em que Che, Fidel e outros cubanos exilados invadem a ilha caribenha em 1956 e destronam o ditador Fulgêncio Batista. Já o segundo filme, Guerrilla, começa com a viagem de Guevara a Nova York em 1964, onde ele falou à ONU e viu crescer o mito ao redor da sua figura.
Há tempos já é possível ver Benicio Del Toro (21 gramas, Caçado, A promessa) caracterizado como o personagem porque as cenas na ONU já foram rodadas no final de 2005 (como a sede foi reformada, a equipe precisou registrá-la previamente para garantir a fidelidade histórica).
Demian Bichir
Os diálogos serão majoritariamente em espanhol. Ambos os filmes foram escritos por Peter Buchman.