Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Basel Adra, diretor vencedor do Oscar, faz discurso na ONU

Diretor discursou na ONU em favor da Palestina

Omelete
2 min de leitura
IP
03.04.2025, às 21H19.
Basel Adra

Créditos da imagem: Reprodução

O diretor Basel Adra, diretor de Sem Chão e vencedor do Oscar, fez um discurso na ONU a favor da Palestina e sobre o que está acontecendo no confronto contra Israel. Vale lembrar que recentemente, Hamdan Ballal, co-diretor do longa, foi sequestrado e agredido pelo exército israelita

"Eu carrego a câmera desde que era adolescente. Comecei a filmar o que aconteceu na minha aldeia. A razão pela qual eu comecei a filmar foi porque tudo o que vi foram escavadeiras entrando em nossas comunidades e demolindo nossas casas. Eu queria que o mundo soubesse que vivemos nesta terra. Que existimos", comentou o diretor. 

Omelete Recomenda

"Continuamos nossa luta contra esses crimes e a ocupação israelense. Estamos firmes em nossa terra. Esta é uma luta que começou com meu avô contra a ocupação e o deslocamento israelense. É por isso que estou aqui e é por isso que fiz Sem Chão. Até que tenhamos nossa liberdade e vivamos em nossa terra com liberdade e dignidade. Espero que minha filha não tenha que fazer o mesmo trabalho e tenha todos os direitos como seres humanos. Não estou esperançosa, mas não desistiremos," comentou o diretor, que continuou o discurso. 

"Os colonos israelenses têm total impunidade. Isso mostra que esses crimes não estão acontecendo apenas porque os terroristas querem cometer crimes e nos atacar, os palestinos, o que é verdade, mas essa é uma política de Estado e uma estratégia para nos deslocar de nossas terras e construir assentamentos e postos avançados ilegais. Perdemos sete comunidades palestinas. Vilas inteiras foram deslocadas". 

Sobre o filme

Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.

Sem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.