Barbie | Roteirista opina sobre o que deu errado com filme fracassado da Sony
Para Diablo Cody, momento cultural e comparações com Uma Aventura Lego atrapalharam
Créditos da imagem: Barbie/Warner Bros/Reprodução
Antes da diretora Greta Gerwig e da atriz e produtora Margot Robbie assumirem as rédeas do projeto na Warner, a Sony Pictures tentou adaptar Barbie para os cinemas. Hoje, ao que parece, é perceptível que a ideia original estava fadada ao fracasso. Segundo a roteirista Diablo Cody, muitas são as razões para isso: desde o cenário cultural de 10 anos atrás, como as referências que o estúdio trazia.
"Quando eu fui contratada, a cultura não tinha abraçado a femme ou a loira burra como arquétipos feministas válidos", explicou, em entrevista à GQ. "Se você procurar por Barbie no TikTok, você encontrará toda uma subcultura que celebra o feminino. Mas, em 2014, colocar uma boneca loira, branca e magra como uma heroína era pouco razoável".
As intenções do estúdio também não estavam alinhadas com a própria iconografia da Barbie, segundo Cody. "Eles queriam um toque girl-boss feminista na Barbie, e eu não conseguia, porque a Barbie não é isso". Para completar, a referência de sucesso que traziam era Uma Aventura Lego, longa de sucesso tanto comercial, quanto entre os críticos.
"Virou um problema para mim, porque eles fizeram tão bem. Sempre que pensava em algo metalinguístico, ficava muito parecido com o que tinham feito. Foi um obstáculo para mim. Mas agora passou tempo suficiente e eles podem até escalar o Will Ferrell como o antagonista no filme da Barbie e ninguém se importa".
Vale lembrar que, na animação, o comediante também interpretou um executivo vilanesco, que quer controlar os bonecos.
Cody não é a primeira a revisitar o projeto de 10 anos atrás. A comediante Amy Schumer, uma das muitas atrizes que foram consideradas para o papel de protagonista, também deu seu pitaco sobre por que o longa não foi para frente. De acordo com Schumer, o roteiro não era "legal e feminista".
- “Quanto menos vocês souberem, melhor”, diz Simu Liu sobre a trama
- Ryan Gosling: Ken não tem "dinheiro, emprego, carro, casa" em Barbie
Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam as versões "tradicionais" de Barbie e Ken em Barbie, enquanto o elenco ainda inclui uma variedade de versões alternativas dos bonecos e outros coadjuvantes, vividos por Simu Liu (Shang-Chi), Michael Cera (Juno), Issa Rae (Insecure), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Nicola Coughlan (Bridgerton), Emma Mackey (Sex Education), John Cena (Velozes e Furiosos), Will Ferrell (Um Duende em Nova York) e mais.
O comando do filme fica por conta de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres e Lady Bird. A cineasta indicada ao Oscar também assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach.
A estreia de Barbie ficou marcada para 20 de julho no Brasil.
****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.