Margot Robbie em Barbie (Reprodução)

Créditos da imagem: Margot Robbie em Barbie (Reprodução)

Filmes

Notícia

Barbie é banido no Vietnã por cena que privilegia China em disputa territorial

A "linha das nove raias" já fez outros filmes hollywoodianos serem bloqueados no país

Omelete
2 min de leitura
03.07.2023, às 08H33.
Atualizada em 03.07.2023, ÀS 19H03

Barbie não será exibido no circuito comercial do Vietnã, determinaram as autoridades locais [via Deadline]. O bloqueio do lançamento do filme se deve a uma cena em que um mapa da Ásia é exibido, incluindo a controversa "linha das nove raias".

Esta demarcação territorial, imposta pelo governo chinês desde meados do século XX, determina que grande parte do mar da China meridional - incluindo regiões bem próximas do litoral do Vietnã, e várias ilhas - pertencem  à China.

Além do Vietnã, os governos de Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei contestam a "linha das nove raias", e em 2016 o Tribunal de Haia determinou que a China não tem base legal para reivindicar todo o território demarcado por ela. O governo chinês se recusa a reconhecer a decisão.

Barbie não é o primeiro filme hollywoodiano a ser banido no Vietnã por essa razão: o mesmo aconteceu com a animação Abominável (2019), da DreamWorks; e com a aventura Uncharted (2022), estrelada por Tom Holland.

Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam as versões "tradicionais" de Barbie e Ken em Barbie, enquanto o elenco ainda inclui uma variedade de versões alternativas dos bonecos e outros coadjuvantes, vividos por Simu Liu (Shang-Chi), Michael Cera (Juno), Issa Rae (Insecure), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Nicola Coughlan (Bridgerton), Emma Mackey (Sex Education), John Cena (Velozes e Furiosos), Will Ferrell (Um Duende em Nova York) e mais.

O comando do filme fica por conta de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres Lady Bird. A cineasta indicada ao Oscar também assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach.

A estreia de Barbie ficou marcada para 20 de julho no Brasil.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.