Filmes

Lista

O filme da Arlequina? Tudo o que sabemos sobre Aves de Rapina

Derivado de Esquadrão Suicida vai mostrar a “emancipação fantabulosa” da vilã e apresentará novos personagens do universo DC

A cozinha
24.10.2019
16h02

Retorno da Arlequina (Margot Robbie) de Esquadrão Suicida, Aves de Rapina é o primeiro grande lançamento da Warner Bros./DC em 2020. Para preparar você, detalhamos, no vídeo acima e na lista abaixo, tudo o que já sabemos sobre o filme. 

Margot Robbie, Ella Jay Basco, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollet-Bell e Rosie Perez estarão na quinta-feira da CCXP19 para falar de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa.  

Trama

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

O nome completo do longa é Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa e esse é exatamente o tom do primeiro trailer. Muita Arlequina e muita emancipação feminina. Emancipação significa libertação, independência, e é exatamente isso que a Harley Quinn está buscando.

Bem no comecinho do trailer, ela conta que o seu relacionamento com o Coringa acabou. Pela primeira vez em muito tempo, ela se vê livre de um relacionamento abusivo. E nessa jornada ela conhece outras mulheres em busca de libertação (ou vingança).

Personagens

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

Vão se formando as Aves de Rapina. Começando pela Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell). No primeiro trailer, ela aparece cantando no bar e já dá um gostinho do Grito da Canário, o seu ataque de voz ultrassônico.

Também estão no time a Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), que nos quadrinhos é uma vigilante que sofreu abuso no passado e aprendeu a se defender para acabar com os responsáveis: a máfia. E Renee Montoya (Rosie Perez), uma detetive que é abertamente lésbica e ganhou destaque nos quadrinhos na fase dos Novos 52 quando assumiu a identidade de Questão. 

Outra personagem que aparece com o grupo é Cassandra Cain (Ella Jay Basco), que nos quadrinhos foi treinada para se tornar uma das maiores assassinas do mundo.

Vilões

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

É possível que justamente Cassandra Cain seja um dos elos entre as Aves de Rapina, já que o primeiro trailer mostra ela sendo resgatada por Arlequina. Mas de quem ela está sendo resgatada?

Pela prévia, parece que o grande vilão é mesmo Máscara Negra (Ewan McGregor). Nos quadrinhos, ele é originalmente conhecido como Roman Sionis e é um antigo amigo de infância do Bruce Wayne. Depois de problemas financeiros, ele  decide assumir a sua identidade vilanesca e eventualmente se torna chefe do crime de Gotham. No trailer o vilão ainda não aparece usando a sua famosa Máscara Negra - a maior referência é quando a gente aparece surtando na frente de um quadro que mostra uma pessoa com o rosto coberto. Nos quadrinhos, essa máscara é feita de madeira do mausoléu da família Sionis. Em uma das lutas do Máscara Negra com o Batman, essa máscara pega fogo e desfigura seu rosto. Se for para algo parecido acontecer em Aves de Rapina, é bem possível que Arlequina e Cia. é que sejam responsáveis por desfigurá-lo, ainda mais que ele mostra ter um comportamento bem abusivo. Dá para especular inclusive que ele foi responsável pelo abuso da Caçadora, o que seria mais um ingrediente para unir esse grupo inusitado. 

Do lado de Máscara Negra está Victor Zsasz (Chris Messina). Nos quadrinhos, ele é um assassino sádico que a cada morte deixa uma marca no próprio corpo.

Mudanças

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

Desde do título, que fala da fantabulosa emancipação da Arlequina, fica claro que essa não é a mesma Harley Quinn de Esquadrão Suicida. O melhor exemplo disso está nas tatuagens da vilã.

Em Esquadrão Suicida ela tem um J de Joker (Coringa em inglês) no braço. Já em Aves de Rapina esse J se transforma na cauda de uma sereia. O que por sua vez remete a Sereias de Gotham, o grupo dos quadrinhos formado por Arlequina, Hera Venenosa e Mulher-Gato.

As artes nas pernas de Harley também sofreram algumas modificações. É possível perceber que algumas homenagens ao ex foram cortadas, riscando o apelido carinhoso do Coringa, pudinzinho, em duas tatuagens, a que diz  "I love puddin" ("eu amo pudinzinho") e outra que estava escrito "Harley + Puddin" ("Arlequina + Pudinzinho"). Outra tatuagem ganhou uma transformação, virando Copo de Puddin, mas o coraçãozinho com as iniciais P + H foi mantido, o que fez muita gente especular que seja uma alusão a Pamela Isley, o outro nome da vilã Hera Venenosa.  Além do romance nos quadrinhos, as duas tem uma amizade importante desde a animação Batman: A Série Animada, em que Arlequina foi criada, com Hera Venenosa sendo responsável por incentivar a libertação de Harley do Coringa.

Referências

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

O primeiro trailer também mostrou que Aves de Rapina está cheio de referências a cultura pop. A mais emblemática certamente é o aceno ao filme Os Homens Preferem as Loiras, no qual Marilyn Monroe canta a famosa “Diamonds Are A Girl's Best Friend”. Cena que também já foi adaptada por Madonna no clipe de “Material Girl”. A grande diferença da versão de Arlequina é que ao redor dela não estão homens de smoking, mas capangas usando máscaras negras.

No trailer também aparece uma hiena, outra menção a Batman: A Série Animada. Na animação dos anos 1990, porém, a vilã tinha duas, chamadas Bud e Lou, uma homenagem ao duo cômico Abbott e Costello

Outra referência é de A Piada Mortal. Arlequina aparece com um chapéu que lembra o de Coringa na HQ. E no final do trailer,  na cena da grande explosão, Arlequina caminha para longe da Ace Chemicals, onde nasceu o icônico vilão do Batman.

Ficha Técnica

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa tem roteiro de Christina Hodson, que assina Bumblebee, e direção de Cathy Yan, que faz a sua estréia em um filme de grande orçamento, além dos figurinos desenhados por Erin Benach, responsável também por Drive e Demônio de Neon, e direção de fotografia do Matthew Libatique, que é parceiro de longa data do Aronofsky, sendo indicado ao Oscar por Cisne Negro e também por Nasce Uma Estrela.

Estreia

Arlequina Aves de Rapina
Reprodução

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa estréia no Brasil em 6 de fevereiro de 2020.