Autor do livro que deu origem a Gomorra decide fugir da Itália
Máfia de Nápoles prometeu matar Roberto Saviano até o Natal
Roberto Saviano, autor do livro Gomorra, que deu origem ao elogiado filme homônimo em exibição na Mostra, anunciou sua saída da Itália após o surgimento de novas ameaças contra a sua vida.
O escritor informou sua intenção de deixar o país em um texto no jornal La Repubblica, depois que surgiram rumores de que a Máfia napolitana havia decretado sua morte até o Natal. O plano seria explodir o carro em que o escritor estivesse com os carabinieri que lhe prestam segurança.
gomorra
Saviano diz ter tentado levar uma vida normal, mas declarou ter se tornado um prisioneiro do livro e do sucesso. Gomorra foi publicado em 2006 mostrando como o crime organizado gera dinheiro e domina a vida em Nápoles. O livro vendeu mais de 1,2 milhão de cópias somente na Itália e foi traduzido em 42 idiomas.
Como pesquisa, Saviano trabalhara numa empresa têxtil e de construção controlada pela Camorra, o que o tornou capaz de narrar o envolvimento dos criminosos no tráfico de drogas, contrabando, despejo ilegal de lixo e comércio de proteção. No mesmo ano, Saviano aceitou o conselho de passar a viver sob proteção policial, mas recusou-se a deixar o país.
A polícia de Nápoles informou que está investigando a veracidade das ameaças contra Saviano. O escritor tem vivido longe da família e mudado de um quartel da polícia para outro para evitar quaisquer tentativas de assassinato. Em sua declaração ao jornal, Saviano disse que não cometeu nenhum crime e quis apenas contar a história de seu povo, sua terra, e a humilhação a que todos são submetidos. Segundo a polícia, as ameaças contra Saviano partiram do clã Casalesi, sediado em Casal di Principe, onde Saviano cresceu. O chefe do clã, Francesco Schiavone, conhecido pelo apelido de Sandokan, cumpre pena de prisão perpétua.
A informação de um plano para matar Saviano antes do Natal foi dada por Carmine Schiavone, primo do chefe do clã, que admitiu que os líderes da Camorra ficaram enfurecidos com as revelações do livro. Assim como Saviano, Schiavone vive escondido sob a proteção de mais de 20 homens armados e também sob ameaça de morte por ter traído sua família.
Gomorra, o filme, venceu o Grande Prêmio do Festival de Cannes em 2008 e é o concorrente italiano ao Oscar de filme em idioma estrangeiro.