Ator de Os Simpsons diz que fãs criticam série após mudança em personagem negro

Créditos da imagem: 20th Century Studios/Reprodução

Filmes

Notícia

Ator de Os Simpsons diz que fãs criticam série após mudança em personagem negro

Harry Shearer deixou de ser a voz do médico Dr. Hillbert

Omelete
2 min de leitura
15.05.2024, às 09H34.

No ar desde 1989, Os Simpsons sofreu uma de suas principais mudanças em 2020, quando os produtores decidiram que atores brancos não dublariam mais personagens não brancos. Por causa disso, o ator Harry Shearer deixou de ser a voz do médico negro Dr. Hillbert - atitude que, segundo o artista, deixou alguns fãs insatisfeitos.

"As pessoas dizem que a série se tornou 'woke' nos últimos anos e que um dos meus personagens foi afetado", disse Shearer em entrevista ao jornal britânico The Times. "Eu dei voz ao médico negro Dr. Hibbert que baseei em Bill Cosby. Naquela época, ele era conhecido como o 'homem negro mais branco da televisão'. Então, alguns anos atrás, recebi um e-mail dizendo que haviam contratado um ator negro, que então copiou minha voz. O resultado é um homem negro imitando um homem branco imitando o homem negro mais branco da TV."

Segundo o dicionário norte-americano Merriam-Webster (via BBC), o termo woke é usado com desaprovação para referir-se a alguém politicamente liberal em temas como justiça racial e social, especialmente de forma considerada insensata ou extremista.

Desde 2021, o Dr. Hillbert é dublado pelo ator negro Kevin Michael Richardson. Já Harry Shearer continua sendo a voz de personagens como Ned Flanders, Reverendo Lovejoy, diretor Skinner, Sr. Burns e Waylon Smithers.

Os Simpsons acompanha a família disfuncional do título, liderada pelo casal Homer e Marge. Além do adolescente Bart, os dois são pais da precoce Lisa e da bebê Maggie, e lidam constantemente com outras figuras da cidadezinha Springfield, como o vizinho Ned Flanders, o dono de bar Moe Szylak, e o milionário Sr. Burns.

Os Simpsons já exibiu mais de 750 episódios. No Brasil, a série está disponível para streaming pelo Star+.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.