Bryce Dallas Howard em Argylle

Créditos da imagem: Argylle/Universal Pictures/Reprodução

Filmes

Artigo

Argylle tem uma cena pós-créditos; saiba o que acontece

Matthew Vaughn mantém seu plano original e tenta emplacar já uma nova franquia de ação

Omelete
4 min de leitura
01.02.2024, às 14H00
ATUALIZADA EM 02.02.2024, ÀS 07H40
ATUALIZADA EM 02.02.2024, ÀS 07H40

[Atenção: artigo contém spoilers do final de Argylle]

A aventura da escritora Elly Conway (Bryce Dallas Howard) parecia ter finalmente chegado ao fim quando ela leu para seus fãs a história da última missão do agente Argylle (Henry Cavill). O personagem, criado aos moldes da vida que ela mesmo levou no mundo da espionagem, destruiu as instalações da obscura Diretoria, com todos os agentes duplos dentro, e navegou rumo ao pôr-do-sol ao lado dos seus fiéis aliados. Um final tão feliz (e brega) quanto o que a própria Conway encontrou com seu parceiro Aidan (Sam Rockwell) e o adorável gato Alfie.

Contudo, o êxito não marcou a despedida da autora, nem do seu personagem. Em uma sessão de perguntas e respostas com os fãs, Elly é surpreendida pela aparição do seu Argylle — quer dizer, ao menos, uma versão de mullet dele. A protagonista, então, é deixada em absoluto choque com a descoberta de que sua criação não era nem fruto da sua imaginação, nem da sua experiência pessoal. Felizmente, este não é o fim desta história para os espectadores, que ganham um pouco mais de esclarecimento na cena pós-créditos.

Ambientada 20 anos antes dos eventos do filme, a cena em questão se desenrola em um pub, chamado The King’s Man — um aceno à outra franquia comandada pelo diretor Matthew Vaughn. Lá, um bartender mal-humorado, dono de um topete muito parecido com o do Argylle fictício, anota o pedido de um jovem que claramente não é dali. O drink é bastante específico — tão específico que, terminada a descrição detalhada de como deveria ser seu preparo, fica claro que se trata de um código. O bartender, então, entrega ao jovem uma caixa de madeira, contendo uma arma. “Para terem te mandado até a mim, você deve estar encrencado”, diz para o garoto, que sorri diante do revólver. O homem, então, pergunta o nome do jovem pupilo, que responde: “Aubrey. Aubrey Argylle”. De repente, a cena troca de cenário, indo para o escritório de Elly. Diante do pôster da sua série de livros, surgem as palavras “Livro 1. Filme 1”.

É, o momento é um pouco confuso. Por um lado, não fica claro se o nome do pub é só um easter egg ou se esta é a grande prova de que Argylle e Kingsman são parte do mesmo universo — seria estranho, mas não necessariamente improvável. Mas, por outro, a cena bagunça a lore que foi estabelecida ao longo do filme. Se um Argylle existe de fato, em que momento Elly o conheceu? Porque a autora em nenhum momento reconhece o rosto como alguém do seu passado. Ao mesmo tempo, a cena pós-créditos realmente acontece ou é mais uma obra de ficção?

No primeiro momento, fica a impressão de que ela é “factual”, já que existe o marcador temporal e o jovem Aubrey tem o mesmo penteado que o Argylle da livraria. Mas, ainda assim, pode se tratar de uma cena do novo livro, inspirada na história que Elly ouvirá do Argylle de mullet em uma eventual sequência.

O problema é que, caso a primeira hipótese seja verdadeira, então o nome do herói fictício deixa de ser um trocadilho com o nome real da autora (R. Kylle), e passa a ter outra explicação. Isso, então, significaria que mentiram para Elly de novo ou ela ainda tem mais informações a descobrir?

Por sorte,Vaughn já tinha deixado explícita sua intenção de estruturar uma nova franquia, e esse detalhe ajuda a entender melhor a cena — embora não sane todas as interrogações. Em entrevista à Total Film, o diretor revelou que, se tudo der certo, virão mais dois filmes. "O primeiro livro de Elly é sobre como Argylle se tornou um espião. E esse será o próximo filme. E depois Argylle 2 é – eu não quero revelar tudo, mas é com o jovem Argylle, e Henry ama a ideia de fazer um filme só sobre o Argylle."

Quer dizer, há planos de explorar a origem do espião. Por enquanto, porém, não há nenhuma confirmação de que as sequências vão mesmo acontecer. Fique de olho no Omelete para não perder nenhuma novidade.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.