Argo | Tony Mendez, agente da CIA que inspirou o filme morre aos 78 anos
Filme venceu três categorias no Oscar 2013
Créditos da imagem: Reprodução
O agente da CIA Tony Mendez, que orquestrou o resgate relatado no filme Argo, faleceu no último sábado vítima do mal de Parkinson. Mendez foi responsável por arquitetar a libertação de reféns tomados na embaixada norte-americana no Irã, operação que se desenrolou a partir da criação de um falso filme chamado Argo.
A história foi adaptada para o cinema no filme dirigido e protagonizado por Ben Affleck, que venceu em três categorias no Oscar 2013: melhor edição, melhor roteiro adaptado e melhor filme. O ator homenageou Mendez através de seu twitter:
Tony Mendez was a true American hero. He was a man of extraordinary grace, decency, humility and kindness. He never sought the spotlight for his actions, he merely sought to serve his country. I’m so proud to have worked for him and to have told one of his stories. #RIPTonyMendez
— Ben Affleck (@BenAffleck) 20 de janeiro de 2019
"Tony Mendez foi um verdadeiro herói americano. Ele era um homem de uma graça, decência, humildade e bondade extraordinárias. Ele nunca buscou os holofotes por suas ações, ele apenas procurou servir seu país. Sou tão orgulhoso de ter trabalhado para ele e de ter contado uma de suas histórias. #RIPTonyMendez"