Apocalipse nos Trópicos | Associação Internacional de Documentários premia filme
Cerimônia de premiação aconteceu neste sábado (6)
O Agente Secreto não é a única obra brasileira fazendo barulho nesta temporada de premiações. O documentário Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, também está recebendo seu devido destaque.
Durante a cerimônia de premiação da International Documentary Association (IDA), ocorrida neste sábado (6), o filme levou os prêmios de Melhor Produção e Melhor Roteiro.
Confira a lista completa de vencedores abaixo:
- Melhor Documentário: The Tale of Silyan, dirigido por Tamara Kotevska
- Melhor Documentário em Curta-Metragem: Looking for a donkey, dirigido por Juan Vicente Manrique
- Melhor Direção: Brittany Shyne, por Seeds
- Melhor Fotografia: Jean Dakar, por The Tale of Silyan
- Melhor Edição: Alex Megaro e Ian Bell, por WTO/99
- Melhor Trilha Sonora Original: Frédéric Filiatre, por The Sorcerer: Julio Zachrisson
- Melhor Produção: Alessandra Orofino e Petra Costa, por Apocalipse nos Trópicos
- Melhor Design de Som: Thomas Perez-Pape, por Only on Earth
- Melhor Roteiro: Petra Costa, Alessandra Orofino, Nels Bangerter, David Barker e Tina Baz por Apocalipse nos Trópicos
- Melhor Série Curada: 99, da França
- Melhor Série Episódica: Citizen Nation, dos Estados Unidos
- Melhor Documentário Musical: One to One: John & Yoko
- Prêmio David L. Wolper para Documentário Estudantil: What a day, what a life
- Prêmio ABC News Videosource: Deaf President Now!
- Prêmio Pare Lorentz: River of Grass
Tudo sobre Apocalipse nos Trópicos
Apocalipse nos Trópicos é mais uma produção de Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem, documentário de 2019 - e indicado ao Oscar a seu tempo.
O longa conta com depoimentos de diversas figuras influentes na política nacional - mesmo que elas não sejam políticas, como é o caso do pastor Silas Malafaia.
Narrado sob a perspectiva da cineasta, o documentário parte de uma investigação profunda para analisar o crescimento da fé evangélica no Brasil e seus impactos no contexto político e social nos últimos dez anos, com destaque para a participação de líderes evangélicos nas decisões políticas do país.
Com estreia no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza e participação em outros festivais de cinema internacionais, Apocalipse nos Trópicos conta com roteiro e direção de Petra Costa, e produção de Petra Costa e Alessandra Orofino.
O título estreou nos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro, no dia 3 de julho, e mundialmente na Netflix em 14 de julho.
Leia a sinopse oficial do projeto:
"Em Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa investiga o aumento da participação de líderes evangélicos nas decisões políticas do país.
Com acesso exclusivo a figuras emblemáticas como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o famoso televangelista Silas Malafaia, a cineasta investiga o papel profundo que o movimento evangélico desempenhou na recente turbulência política do Brasil.
Como em seu indicado ao Oscar Democracia em Vertigem, Costa documenta um período de grande incerteza com lucidez e olhar poético. Entrelaçando passado e presente, o filme nos conduz através das contradições de uma jovem e frágil democracia, e ao fazê-lo oferece uma imagem que ecoa muito além das fronteiras do Brasil."
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários