Filmes

Artigo

A Sony deveria ter seu próprio Homem-Aranha para o universo de vilões?

Estúdio anunciou recentemente que pretende explorar personagens da Marvel que estão em seu catálogo

24.08.2018, às 15H52.

Quando a Sony anunciou que faria um filme solo sobre o Venom, uma das grandes dúvidas dos fãs era se o Homem-Aranha de Tom Holland teria espaço na história. Afinal, o herói é parte essencial da história do vilão nas HQs e mostrar a origem do personagem sem essa base é, no mínimo, incompleto. Mas será que o ator poderia aparecer no filme, ou seria melhor escalar um novo Aranha? Para chegar a essa conclusão é preciso entender como funciona o acordo entre Sony e Marvel.

Cena de Venom; Cena de Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Cena de Venom/Sony Pictures/Divulgação; Cena de Homem-Aranha: De Volta ao Lar/Marvel Studios/Divulgação

Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi o primeiro longa feito pelos dois estúdios. Segundo o Collider, a Sony produziu e financiou o projeto, enquanto a Marvel foi uma “líder criativa”, dando um direcionamento para o herói, inclusive para ele se encaixar em outros longas do Marvel Studios, como Guerra Civil e Guerra Infinita. Dessa forma, o Homem-Aranha continua sendo uma propriedade da Sony, mas é “emprestado” para a Marvel. É aí que começa a confusão sobre o personagem.

Em junho de 2017, Kevin Feige afirmou que o Homem-Aranha não estaria em Venom, deixando claro o desejo do Marvel Studios de manter os dois universos separados. A estratégia faz sentido, já que a empresa protege seus personagens e sabe que um possível fracasso de bilheteria de Venom, com a participação do teioso, poderia prejudicar sua imagem geral com o público (como aconteceu após o lançamento de O Espetacular Homem-Aranha 2). Mas no mesmo mês, a própria Amy Pascal, ex-presidente da Sony, desmentiu a informação e tudo só foi esclarecido alguns dias depois, quando tanto Feige, quanto Pascal disseram que as produções realmente não fazem parte do MCU.

Assim fica claro, pelo menos neste momento, que Tom Holland não aparecerá nas produções inspiradas nos vilões. Isso ganhou ainda mais força este ano, quando o estúdio anunciou o SUMC (Sony Universe of Marvel Characters, ou Universo Sony dos Personagens da Marvel), separando ainda mais suas produções do MCU. Além disso, de acordo com o Collider, o acordo entre os estúdios prevê que não pode existir outro Homem-Aranha nos cinemas enquanto a Marvel Studios utilizar o herói.

Então a única forma de a Sony desenvolver seu universo de personagens da Marvel é sem a presença do Homem-Aranha. Por mais que o personagem seja ligado ao Venom - e consequentemente sirva para atrair mais o público geral - o herói não estará lá fisicamente e isso será um grande desafio. Atualmente há planos para filmes da Sabre de Prata e Gata Negra (separados), Loteria, Silk, Nightwatch, Morbius e Kraven, o Caçador, todos personagens que têm sua base no Cabeça de Teia e vão precisar andar com suas próprias pernas nas telonas. O trabalho não é impossível e, se feito com competência, pode dar origem a uma série de filmes rica em conteúdo e em histórias inéditas entre as produções de super-heróis. Tomara que dê certo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.