A Odisseia | Jonathan Nolan diz que já assistiu ao filme do irmão: "Incrível"
Adaptação do épico de Homero estreia em julho nos cinemas
Créditos da imagem: YouTube/Reprodução
O roteirista e produtor Jonathan Nolan (Interestellar) deu sua opinião sobre a adaptação cinematográfica de A Odisseia, dirigida por seu irmão, Christopher Nolan (Oppenheimer).
Ele revelou já ter assistido à versão final do filme, que só estreia nos cinemas dentro de alguns meses. "É tremendo! Uma conquista incrível. É um filme espetacular", resumiu, em entrevista ao portal Cinema Blend.
Jonathan admitiu também que chegou a dar seus pitacos no trabalho do irmão ao longo do projeto. "Eu era fascinado pela Ilíada e por A Odisseia quando era mais jovem, e tive algumas conversas divertidas com Chris sobre os rumos que ele estava dando à obra."
Tudo sobre A Odisseia
O filme é mais uma adaptação do clássico poema heroico de Homero, uma continuação de Ilíada que conta a história de Odisseu (Ulisses em algumas traduções), tentando por 10 anos retornar para casa em Ítaca após a vitória na guerra de Troia. Irado, o deus dos mares, Poseidon, faz de tudo para impedir que ele volte à sua esposa, Penélope.
Até o momento, nenhum dos papéis foi confirmado além do protagonista: Matt Damon viverá Odisseu. Segundo a imprensa da Grécia, onde boa parte do filme foi rodado, Anne Hathaway interpretará a esposa do personagem, Penélope. Já Tom Holland interpretará Telêmaco, filho de Ulisses, com Zendaya interpretando a deusa Atena, Charlize Theron como Circe, Benny Safdie como Agamenon e Lupita Nyong'o como Clitemnestra — ou Clitenestra —, esposa de Agamenon.
O elenco conta ainda com mais estrelas: Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth, John Leguizamo e muitos outros nomes. Colaboradores antigos de Nolan estão de volta, como o compositor Ludwig Göransson (TENET e Oppenheimer) e o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, que filma os longas de Nolan desde Interestelar.
Um dos maiores clássicos da literatura, A Odisseia já foi interpretado, reinterpretado, traduzido e adaptado inúmeras vezes. Além de ser transformado em prosa por diferentes escritores, o poema inspirou tanto filmes e séries situadas na antiga Grécia quanto longas como Ei Meu Irmão, Cadê Você? dos Irmãos Coen, que usam o esqueleto da narrativa para histórias em outros tempos e contextos.
Nolan chega em A Odisseia com o maior cheque em branco de sua carreira depois de fazer Oppenheimer. Lançado pela Universal, que cuidará de A Odisseia, o filme arrecadou mais de US$ 900 milhões e venceu diversos Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.