A Hora do Mal Final Explicado: Por que as crianças fugiram de casa?
O que está por trás do mistério do novo filme de terror de Zach Cregger?
Por que 17 crianças da classe da professora Justine Gandy (Julia Garner) fugiram de casa às 2h17 da manhã? Esse é o mistério que anima A Hora do Mal (Weapons), o novo filme de Zach Cregger (Noites Brutais). A Hora do Mal desenvolve essa pergunta de maneira não cronológica, saltando entre personagens diferentes num redemoinho que, eventualmente, chega numa conclusão brutal.
Entenda tudo abaixo. Cuidado com spoilers do final de A Hora do Mal. Você foi avisado!
Por que as crianças fugiram de casa em A Hora do Mal?
Ninguém raptou, ao menos fisicamente, as crianças da cidade de Maybrook naquela madrugada. Elas simplesmente acordaram às 2h17 e saíram correndo em direção ao desconhecido. Justine, Archer (Josh Brolin como um dos pais preocupados) e Paul (Alden Ehrenreich como um dos policiais da cidade) estão investigando a situação, e todos são levados à mesma casa: o lar de Alex Lilly (Cary Christopher), o único menino da classe que não desapareceu.
A polícia já havia passado lá, mas algo mudou nas últimas semanas e a casa parece quase abandonada. Jornais cobrem as janelas e ninguém atende a campainha. Ainda assim, Alex volta para lá todo dia.
Eventualmente, descobrimos a verdade, e ela tem a ver com Gladys (Amy Madigan), uma figura bizarra que se diz ser tia-avó de Alex. Gladys aparece algumas vezes no filme, às vezes em pesadelos de outros personagens, antes de a conhecermos pela primeira quando ela visita o diretor da escola (Benedict Wong), e começa a ficar claro qual é seu papel nesse mistério. Gladys possui alguma espécie de conexão maligna com o espiritual.
Gladys pode controlar pessoas se ela adquirir objetos, ou cachos de cabelo, de seus alvos. Ela enrola essas coisas no galho de uma árvore que trouxe com si quando veio morar na casa de Alex, e, depois de passar seu sangue por cima e partir o galho ao meio, eles viram zumbis que seguem suas ordens. Estas ordens podem ser: mate essa pessoa, me traga algo ou, claro, fuja de casa e fique imóvel no meu porão. As pessoas, em outras palavras, viram suas armas. Mísseis teleguiados, como diz Archer.
Aquilo só para quando ela joga os galhos numa tijela de água. As pessoas seguem "zumbificadas", mas ficam estáticas e precisam ser alimentadas para não morrerem. Esse último ponto é crucial porque quanto mais pessoas estão sob seu controle, mais saudável Gladys fica.
A Hora do Mal: Final Explicado
E como tudo isso termina? Quando Justine e Archer chegam na casa de Alex, Gladys já tomou o controle de Paul e também está controlando James (Austin Abrams), outro personagem do filme, e os pais do menino. No meio da briga, Justine consegue roubar a arma de Paul e mata o policial e James, que estava estragulando Archer. Quando parece que as coisas vão melhorar, Gladys toma o controle de Archer e parece estar prestes a sair ilesa de lá.
Amy Madigan como Gladys em A Hora do Mal
Mas é aí que Alex, que detesta a tia-avó desde que ela chegou lá e tem ajudado ela em sua missão apenas porque ela ameaçou comandar os pais a cometer suicídio.
Alex aprendeu cada detalhe do ritual de Gladys nas semanas que viveu debaixo de sua ameaça. E ele consegue um fio do cabelo de Gladys quando rouba a peruca da mulher, e toma a coragem de ferir o próprio dedo para banhar um galho em sangue. Qual foi seu comando, e para quem? Essa é a surpresa do final grandioso de A Hora do Mal. Alex comanda as 17 crianças a perseguirem e matar Gladys.
A sequência final do longa é hilária e satisfatória. As vítimas mais vulneráveis de Gladys perseguem a senhora pelas ruas de Maybrook e literalmente a despedaçam. Sua morte liberta todos de seu controle, mas essa "hipnose" ainda tem consequências. Os pais de Alex não conseguem voltar a falar e seguem parecendo zumbis, mas as crianças voltam, aos poucos. É como se os efeitos ficassem mais irreversíveis dependendo do quanto mais tempo a pessoa passasse sob o controle de Gladys.
De qualquer forma, graças a Alex, o terror de Maybrook acaba.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários