Guillermo del Toro compartilhou imagens dos bastidores de A Forma da Água (The Shape of Water), com explicações sobre seu processo de criação. Confira:
3 Tweets on creature detailing: I have said this before, but... Painting is underpainting and overpainting. Transparencies of color, no solids, mottling, and stenciling and detailing and NOT following form but "crossing" over it... pic.twitter.com/ccyDeQCVGL
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 12, 2017
"3 tweets sobre como detalhar criaturas: já disse isso antes, mas pintar é pintar e sobrepintar. Transparências de cor, sem sólidos, tingindo, fazendo estêncil e detalhando, NÃO seguindo as formas, mas as 'ultrapassando'."
In the same manner, the best is to layer the sculpting, so you start with the basic shape and volume (lines that flow, echo each other, give a sense of weight, etc) and remove what doesn't work (we removed the shoulder fins, too busy) pic.twitter.com/uEGLG098Ls
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 12, 2017
"Da mesma forma, é melhor colocar uma camada e então você começa com as formas e os volumes básicos (linhas que fluem, ecoam entre si, dão sensação de peso, etc.) e remove o que não funciona (tiramos as barbatanas do ombro, muito cheias)"
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 12, 2017
Then you add detailing, pores, veins, bumps, scars- all very subtle and seldom NOT to be highlighted by paint. You are "painting" with volume (your light will show these details. pic.twitter.com/TMFmXc2hhg
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 12, 2017
"Então você acrescenta os detalhes, poros, veias, inchaços, cicatrizes - tudo muito sutil e raramente para ser destacada na pintura. Você está 'pintando' com volume (sua luz mostrará esses detalhes)"
One of my diary doodles for @shapeofwater pic.twitter.com/8xsQrYfVIj
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 13, 2017
"Um dos meus rabiscos para A Forma da Água"
Two more doodle/notes for @shapeofwater obviously the budget prevented me from having the scale of the first one but we used the "sun ray" pipes on the film. pic.twitter.com/DGL1q9Cyai
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 14, 2017
"Mais dois rascunhos/anotações para A Forma da Água, obviamente o orçamento me impediu de ter o primeiro na escala que imaginei, mas usamos os canos como se fossem raios de sol no filme"
Eye paint test (physical sculpt and paint). Pupil too wide. We changed it. pic.twitter.com/qrbkJxRCgv
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 14, 2017
"Teste de pintura de olho (escultura física e pintura). Pupila muito grande. Mudamos."
We also reduced the perimeter of the eye to make the creature look more intelligent, less animalistic.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 14, 2017
"Também reduzimos o perímetro do olho para a criatura parecer mais inteligente e menos animalesca."
We first tested the intricate paint job in "cool colors" (too 'garage kit' contouring) but the light muddled them. Mike Hill changed to a "nicotine-base" palette. used light to "cool it" and stopped contouring the sculpt. pic.twitter.com/KvTsCiydyV
— Guillermo del Toro (@RealGDT) November 14, 2017
"Primeiro testamos a pintura intrincada em 'cores legais' (muito contorno de 'kit de garagem'), mas a luz atrapalhou. Mike Hill mudou para a paleta 'base de nicotina'. Usei luz para 'deixar mais legal' e paramos de contornar a escultura."
A história tem o foco em Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem meio anfíbio (Doug Jones) é mantido em cativeiro. Quando ela acaba se apaixonando pela criatura, começa a fazer um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho (Richard Jenkins). O mundo fora do laboratório, no entanto, pode se provar mais perigoso para o homem anfíbio do que Elisa poderia imaginar.
Estrelado por Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Michael Stuhlbarg, Nick Searcey e Octavia Spencer, as gravações foram realizadas em agosto do ano passado em Toronto, no Canadá. A estreia no Brasil está marcada para 11 de janeiro de 2018.