33 Dias | Antonio Banderas será Pablo Picasso em filme de Carlos Saura
Drama refaz os 33 dias de criação do mural "Guernica"
Antonio Banderas vai interpretar Pablo Picasso em 33 Dias, próximo filme do diretor espanhol Carlos Saura (Salomé, O Sétimo Dia).
antonio Banderas
O filme refaz a parceria de Saura com o produtor espanhol Elias Querejeta. Os dois escreveram o roteiro com o escritor francês Louis-Charles Sirjacq, sobre os 33 dias que Picasso levou para pintar "Guernica", seu famoso mural em protesto contra a destruição da cidade basca de Guernica pelos nazistas em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola.
A ideia do filme é associar a pintura do mural com a superação de uma crise pessoal de Picasso. "É um personagem que tem me perseguido por anos, e eu sempre recusei. Eu o respeito demais, porque nasci em Malaga, a quatro quarteirões de onde ele nasceu", disse Banderas ao jornal El País no domingo.
A produção franco-espanhola será filmada no meio do ano em Guernica e em Paris. O diretor de fotografia Vittorio Storaro (Apocalypse Now), que tem trabalhado em diversos filmes-ópera de Saura, como Io, Don Giovanni (2009) e Flamenco, Flamenco (2010), deve voltar a essa função em 33 Dias.