Bill Nunn em Faça a Coisa Certa/Universal

Créditos da imagem: Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Spike Lee une cenas de Faça a Coisa Certa a vídeos de brutalidade policial

Em curta de um minuto e meio, diretor traçou paralelo entre personagem Radio Raheem e os cidadãos Eric Garner e George Floyd

Nicolaos Garófalo
01.06.2020
13h56

Cineasta e ativista do movimento negro, Spike Lee lançou, na noite deste domingo (31), um curta que une cenas do personagem Radio Raheem (Bill Nunn), do filme Faça a Coisa Certa (1989), a vídeos que mostram as mortes dos norte-americanos Eric Garner e George Floyd. Em pouco mais de um minuto e meio, o diretor traçou paralelo entre a morte dos três indivíduos, todos negros assassinados por policiais brancos que agiram com força excessiva.

Confira o curta “3 Brothers” abaixo [contém cenas fortes de violência real e sem censura] (via Vulture):

O caso Garner aconteceu em 2014, quando a polícia o abordou por suspeita de venda de cigarros individuais na calçada de Nova York. Como o vídeo mostra, Garner pede para ser deixado em paz quando é abruptamente colocado em um mata-leão por um oficial da polícia e prensado ao chão. O homem chegou a dizer onze vezes a frase “não consigo respirar”, mas só foi solto pelo policial quando já estava inconsciente.

Em 25 de maio de 2020, Floyd, já sob custódia foi sufocado até a morte pelo oficial com o joelho e o assassinato foi filmado por pessoas em volta. A brutalidade da ação gerou uma onda de protestos ao redor do país e diversas empresas do ramo do entretenimento repudiaram o racismo demonstrado pela polícia – saiba mais.