Julia Ducournau com sua Palma de Ouro, vencida em 2021 (Valery HACHE / AFP)

Créditos da imagem: Julia Ducournau com sua Palma de Ouro, vencida em 2021 (Valery HACHE / AFP)

Filmes

Notícia

Cannes 2023 seleciona número recorde de filmes dirigidos por mulheres

Seis longas com direção feminina competem pela Palma de Ouro

Omelete
2 min de leitura
13.04.2023, às 09H11.

Festival de Cannes 2023 quebrou o próprio recorde ao selecionar seis filmes dirigidos por mulheres para competir pela Palma de Ouro - um a mais do que no ano passado. A informação é do Deadline.

Entre as cineastas que podem levar o prêmio mais prestigiado do festival francês estão Alice Rohrwacher (La Chimera), Jessica Hausner (Club Zero), Catherine Breillat (L’été Dernier), Justine Triet (Anatomie d'Une Chute), Ramata-Toulaye Sy (Banel et Adama) e Kaouther Ben Hania (Les Filles d’Olfa).

A figura representa em torno de 30% da lista da competição principal, que contém 19 filmes. Até hoje, apenas duas mulheres venceram a Palma de Ouro desde a criação do prêmio, em 1955: Jane Campion, por O Piano (1993); e Julia Ducournau, por Titane (2021).

O Festival de Cannes 2023 também bateu recorde de mulheres selecionadas para além da competição principal - ou seja, contando mostras alternativas como a Un Certain Regard e exibições fora de competição. São 14 títulos dirigidos por mulheres entre os 51 anunciados na manhã de hoje (13).

Nessa conta está Renée Nader Messora, diretora do filme brasileiro A Flor de Buritique está na Un Certain Regard. A francesa Maïwenn, por sua vez, emplacou o seu Jeanne Du Barry como o filme de abertura do Festival de Cannes 2023.

O evento acontece entre 16 e 27 de maio de 2023.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.