10 vilões da cultura pop que se tornaram heróis
Listamos os personagens que mudaram suas jornadas ao longo do caminho
Se há muitos mocinhos que se tornam vilões em filmes e séries, o caminho contrário também é bem comum. De O Exterminador do Futuro ao Professor Snape, de Harry Potter, a cultura pop está cheia de personagens que começaram como vilões e se revelaram como bons aliados ao longo do caminho.
Confira abaixo a Omelista com 10 exemplos disso:
Dragon Ball - vários
Se tem uma coisa que a franquia Dragon Ball gosta de fazer é transformar vilão em herói, então vamos pegar só três deles como exemplo. O primeiro é o Picollo, que era o grande vilão da última fase de Dragon Ball e logo no começo de DBZ ajuda Goku a lutar contra Raditz e depois se sacrifica para salvar Gohan na luta contra Nappa e Vegeta – vilão esse que quase mata o Goku e eventualmente acaba se casando com a Bulma, tem filhos vive feliz na Terra. O grande ponto de virada pra ele foi sua morte na luta contra Freeza – que, por sua vez, luta em Dragon Ball Super ao lado do Goku contra o Jiren ao lado do Androide 17 – outro vilão que virou herói e por aí vai.
Godzilla
O monstro mais famoso dos cinemas começou destruindo Tóquio e, anos depois, destruiu parte do mundo em um filme Hollywoodiano que usou muito mal Bryan Cranston – fica aqui a crítica ao desperdício desse ator incrível. Em seu segundo filme em Hollywood ele ajuda a humanidade ao enfrentar diversos monstrões e consegue uma pequena redenção. Agora veremos como ele vai se portar em uma luta contra King Kong que acontecerá em breve nas telonas.
Feiticeira Escarlate
Um dos seres mais poderosos do MCU começou como uma das vilãs de A Era de Ultron junto com seu irmão Mercúrio. Porém, ao longo do filme ela encontra redenção e se torna uma das principais heroínas dos Vingadores e é tão poderosa, mas tão poderosa que conseguiu segurar o Thanos sozinha durante a luta decisiva de Ultimato. Se não tivesse sido bombardeada, talvez ela tivesse acabado com o Titã Louco ali mesmo. Agora, depois dessa fase de heroína, ela deve voltar a ser uma vilã no filme do Doutor Estranho – mas ainda não sabemos como isso acontecerá.
Mulher-Gato
A Mulher-Gato de de Michelle Pfeiffer é um interesse romântico do Bruce Wayne de Michael Keaton, mas no fim das contas ela ainda é uma vilã. Porém, em Batman: Cavaleiro das Trevas Ressurge a personagem aparece como uma anti-heroína: ela rouba o Bruce Wayne? Sim, mas ela também ajuda o Batman a acabar com os planos de Bane. Fora que ela foi uma heroína com Halle Berry em um filme do meio dos anos 2000.
Homem-Aranha 3 – James Franco
Os primeiros dois filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi se seguram muito bem até os dias de hoje. Na época foram sucesso de público, de crítica e então veio o terceiro.... e o terceiro é bem singular. Ele fez muito dinheiro, mas ao mesmo tempo foi um fracasso de crítica e um dos motivos foi o personagem de James Franco. No começo do filme ele é o Duende Macabro, mas bate a cabeça e esquece de tudo. Contudo, ele recupera a memória e vira um vilão manipulador de novo que só no final se arrepende de tudo e ajuda o Aranha do Tobey Maguire. Não é a melhor das ideias, mas aconteceu.
Venom
Ao mesmo tempo em que apresentou James Franco como vilão, Homem-Aranha 3 também arcou a estreia do Venom nos cinemas, interpretado por Topher Grace. Anos depois, o personagem ganhou uma segunda chance no cinema com Tom Hardy e o visual ficou bem interessante, mas o filme... isso são outros quinhentos. O importante é que ele virou um herói, salvou o dia e agora vai ganhar uma continuação.
Soldado Invernal
Esse é um dos personagens mais emblemáticos do MCU. Bucky Barnes começou como uma espécie de tutor e guia para Steve Rogers – que na época era um cara pequenininho. Porém, ele desaparece durante a guerra e anos depois volta como o Soldado Invernal – o grande rival do Capitão América em um dos melhores filmes do Marvel – A luta entre eles é uma das melhores do estúdio até os dias de hoje. Ele foi o grande vilão do longa, mas depois passou por uma grande jornada de redenção que o transformou em um dos principais heróis da Casa de Ideias no cinema.
Snape
Um rapaz incompreendido! Um homem que aceitou ser um vilão por conta de um bem maior. Esse é o Snape, um dos personagens mais marcantes de toda a jornada de Harry Potter. Todos achávamos que ele queria destruir o jovem bruxo e chegou até a matar Dumbledore para manter o seu disfarce. Porém, no momento de sua morte, descobrimos que tudo o que ele fez foi para ajudar o garoto pelas sombras. Ele pode ter sido um vilão aos nossos olhos, mas sempre foi um herói em seu coração.
Loki
O irmão do Thor foi apresentado no primeiro filme do herói como um personagem interessante. Ele foi um vilão mais denso e shakespeariano, que era o desejo do diretor Kenneth Branagh na época. Porém, ele estourou mesmo quando foi o principal rival dos Vingadores. Nesse filme vemos o Loki debochado, folgado e manipulador. O personagem deu tão certo, mas tão certo que Tom Hiddleston ganhou mais espaço em Thor: Mundo Sombrio e virou uma espécie de anti-herói. Já foi um avanço, mas ele ainda manipulou Thor para tomar conta de Asgard no final – lembra da cena pós-crédito? Foi só em Thor: Ragnarok que ele virou um verdadeiro herói, ajudou Thor em sua missão por Sakaard e chegou a se sacrificar pelo irmão em Guerra Infinita – morrendo como um verdadeiro herói. Agora ele vai ganhar uma série, onde deve voltar ao papel de vilão, já que a produção será focada no Loki pós-vingadores – então espere mais trapaça e mentira do rapaz.
O Exterminador do Futuro
Esse é um dos maiores vilões da história ao mesmo tempo que é um dos maiores heróis. No primeiro filme de 1984, Arnold Schwarzenegger é uma máquina de matar vinda do futuro com o único objetivo de assassinar a indefesa Sarah Connor. Anos depois ele volta, mas ela estava muito mais preparada... só que ele não veio pra matá-la e, sim, pra proteger John Connor.