Filmes

Lista

Chris Columbus na CCXP | 10 filmes do cineasta que marcaram a sua infância

Cineasta foi confirmado como um dos homenageados da CCXP 2018

Mariana Canhisares
25.05.2018
15h05
Atualizada em
25.05.2018
17h30
Atualizada em 25.05.2018 às 17h30

Convidado especial da edição 2018 da CCXP - Comic Con Experience, Chris Columbus marcou uma geração de fãs com alguns dos grandes sucessos dos anos 1990 e do início dos anos 2000, dirigindo desde Esqueceram de Mim e Uma Babá Quase Perfeita até Harry Potter e a Pedra Filosofal. Como roteirista e produtor, ele esteve envolvido em filmes clássicos da década de 1980 que, mais do que nunca, influenciam hits da cultura pop, como Stranger Things.

Para celebrar a vinda do cineasta ao Brasil, relembre 10 filmes dele que definitivamente marcaram a sua infância:

Gremlins

Columbus foi o responsável pelo roteiro de Gremlins, comédia de terror dos anos 1980 que nos apresentou a estas criaturas demoníacas. O longa acompanha Billy Peltzer, garoto que ganha de presente do seu pai um fofo bichinho de estimação, mas que exigem cuidados muito específicos: ele não pode se molhar; precisa ficar longe de luzes fortes; e NUNCA pode comer depois da meia-noite. Billy, porém, não respeita as regras e seu Mogwai dá origem a um monte de Gremlins, que começam a aterrorizar a cidade de Kingston Falls.

Os Goonies

Além de Gremlins, Columbus esteve envolvido em outro clássico dos anos 1980. Ele foi o responsável por roteirizar Os Goonies, filme que nasceu de uma ideia original de Steven Spielberg. Dirigido por Richard Donner, a produção mostra um grupo de amigos numa busca pelo tesouro do pirata Willy Caolho. Além de enfrentar uma série de armadilhas, as crianças precisam ainda lidar com uma família de bandidos italianos.

Esqueceram de Mim

Esqueceram de Mim, um dos filmes mais icônicos dos anos 1990, teve direção do cineasta. No filme, Macaulay Culkin é Kevin McCallister, um menino de oito anos que, sem querer, é deixado para trás quando a família vai viajar no Natal. Sozinho, ele precisa proteger sua casa de um grupo de ladrões e, claro, o menino não economiza na criatividade. Na época, a produção foi indicada a dois Oscars: Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.

Dois anos depois, Columbus voltaria a trabalhar com Culkin na sequência do filme, Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York.

Uma Babá Quase Perfeita

Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem em 1994, a comédia acompanha um homem que decide fingir ser uma babá para ficar mais próximo dos filhos, que passaram a viver com sua ex-esposa. Protagonizado por Robin Williams, Sally Field e Pierce Brosnan, o longa também teve a direção de Columbus e foi diversão garantida da Sessão da Tarde.

Lado a Lado

No final dos anos 1990, Columbus dirigiu Julia Roberts, Susan Sarandon e Ed Harris na dramédia Lado a Lado. O longa acompanha a relação delicada entre uma mãe com doença terminal e a nova namorada do seu ex-marido, que em breve será a madrasta dos seus filhos.

O Homem Bicentenário

Novamente trabalhando com Robin Williams, o cineasta comandou a ficção científica O Homem Bicentenário. Lançado no início dos anos 2000 no Brasil, o filme narra a história do robô Andrew, usado por uma família americana para realizar as tarefas domésticas. Porém, com o passar do tempo, ele vai desenvolvendo uma personalidade própria e ganhando inteligência, despertando o desejo no androide de se transformar em um humano.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O primeiro capítulo da saga de Harry Potter foi adaptado para os cinemas com a direção e a produção executiva de Chris Columbus. A escalação de Daniel Radcliffe para o papel principal, inclusive, foi uma decisão que partiu do cineasta e criou uma pequena ruptura dentro da equipe do filme - saiba mais. Columbus esteve envolvido com a franquia até o O Prisioneiro de Azkaban, quando serviu apenas como produtor. O último filme do universo que comandou foi A Câmara Secreta.

Um Natal Muito, Muito Louco

Outro filme que foi escolha repetida na Sessão da Tarde foi Um Natal Muito, Muito Louco, estrelado por Tim Allen e Jamie Lee Curtis e produzido por Columbus. Os atores vivem um casal que, diante da decisão da filha de não visitá-los durante o Natal, optam por não celebrar a data. Porém, quando a menina anuncia na última hora que voltará para casa, eles têm que se virar para cumprir todas as tradições da família.

Uma Noite no Museu

Atuando também como produtor, Columbus foi um dos responsáveis pela franquia Uma Noite no Museu. Lançado em 2006, o longa mostra Ben Stiller como o recém-contratado segurança noturno do Museu de História Natural, Larry Daley. O trabalho parece simples, mas o que ele não sabe é que uma maldição antiga faz com que todos os animais e objetos em exposição ganhem vida durante a madrugada.

Quarteto Fantástico

A adaptação de 2005 dos heróis criados por Stan Lee e Jack Kirby também tiveram o dedo de Chris Columbus, que trabalhou como produtor executivo não somente neste filme, como também na sequência, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. O primeiro longa mostra como os astronautas Reed Richards, Sue Storm, Johnny Storm e Ben Grimm ganharam super-poderes e precisam aprender a usá-los para derrotar Doutor Destino.

O elenco contou com Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Michael Chiklis e Chris Evans.