Filmes

Lista

10 filmes de ficção científica para entrar no clima de Westworld

Série da HBO retorna com episódios inéditos neste domingo (22)

Camila Sousa
20.04.2018
15h32
Atualizada em
28.04.2018
07h01
Atualizada em 28.04.2018 às 07h01

A segunda temporada de Westworld retorna esta semana na HBO, e separamos 10 filmes de ficção científica para entrar no clima da série:

10 - Alphaville (1965)

Dirigido por Jean-Luc Godard, o filme conta a história da cidade do título, controlada pelo computador Alpha 60. A máquina baniu a liberdade de pensamento e conceitos individuais, como amor e emoção. O agente Lemy Caution (Eddie Constantine) é enviado para o local para encontrar o criador do computador e convencê-lo a destruí-lo.

9 - Metrópolis (1927)

Na futurista Metrópolis, a classe é dividida entre os trabalhadores e os planejadores da cidade. Freder é filho do mestre do local e só conhece a parte boa de Metrópolis até conhecer Maria, que vive na parte pobre e sonha com a chegada de um “salvador”, que vai mediar a diferença entre as classes. A direção é de Fritz Lang.

8 - 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

O longa de Stanley Kubrick é um dos maiores clássicos do cinema. Na história, um grupo de macacos encontra um misterioso monólito e dele obtém conhecimentos que resultam na evolução do Homem. Em 2001, a descoberta de um outro monólito na Lua, proveniente de uma região junto a Júpiter, leva ao lançamento de uma expedição liderada pelo astronauta David Bowman para investigar a origem do objeto extraterrestre. Quando a missão é colocada em risco por HAL 9000, o supercomputador que controla a nave espacial, Bowman terá de vencer a máquina antes de viajar até ao local de origem do admirável objeto.

7 - O Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final (1991)

O jovem John Connor é a chave para a vitória da humanidade. Exatamente por isso, ele é alvo do exterminador T-1000, enviado para matá-lo antes de se tornar um herói. Mas o T-800, interpretado por Arnold Schwarzenegger, também é enviado do futuro para proteger o garoto e sua mãe, Sarah Connor. O filme aborda como as máquinas podem ser capazes de dominar o mundo.

6 - Eu, Robô (2004)

No ano de 2035, robôs fazem parte da vida das pessoas como assistentes pessoais. Eles são programados para não machucar os humanos, mas o detetive Del Spooner (Will Smith) desconfia disso quando um cientista morre de forma misteriosa. Sem saber, ele começa uma investigação que revela um grande perigo para a humanidade.

5 - A.I.: Inteligência Artificial (2001)

David (Haley Joel Osment) é o primeiro menino-robô criado para amar. Ele é adotado por um casal que está com o filho no hospital, mas nunca é totalmente aceito nem pelas pessoas, nem pelas máquinas. Quando o filho biológico do casal se recupera e volta pra casa, a vida de David muda e ele começa a buscar seu verdadeiro lugar no mundo. A direção é de Steven Spielberg.

4 - Ex-Machina: Instinto Artificial (2014)

Caleb (Domhnall Gleeson) é um jovem programador, que vence a disputa para ficar uma semana junto com Nathan (Oscar Isaac), CEO da maior empresa de internet do mundo. Porém, quando chega ao local, Caleb descobre que participará de um experimento único, interagindo com a robô (Alicia Vikander) criada por ele.

3 - O Homem Bicentenário (1999)

Baseado no livro de Isaac Asimov, o filme de Chris Columbus conta a história do robô doméstico Andrew (Robin Williams), que trabalha há 200 anos para a mesma família e começa a incorporar algumas emoções e sentimentos humanos. Mas o CEO da empresa que o criou considera isso um problema e deseja destruir Andrew.

2 - Blade Runner 2049 (2017)

O longa continua a história do filme de 1982. K (Ryan Gosling) é um replicante que atua como blade runner e encontra uma pista que o leva a Rick Deckard (Harrison Ford), ex-blade runner que está desaparecido há 30 anos e pode guardar um segredo único para a sobrevivência dos replicantes.

1 - Westworld (1973)

É claro que não poderia faltar o filme clássico de Westworld, dirigido por Michael Crichton. A premissa do longa é a mesma da série: dois amigos vão se divertir em um parque da Delos, que recria ambientes como a Idade Média, o Velho Oeste, etc. Os locais são povoados por robôs prontos para satisfazer os visitantes, mas uma falha no sistema transforma as máquinas em assassinas.