Filmes

Lista

10 atores substituídos no cinema

Relembre os casos em que os filmes nem tentaram disfarçar a troca

A cozinha
31.08.2019
11h08
Atualizada em
31.08.2019
12h33
Atualizada em 31.08.2019 às 12h33

Muitas vezes uma franquia começa com um ator, mas, por uma série de motivos, ele acaba sendo trocado no meio do caminho. Relembre a seguir 10 casos em que os filmes nem disfarçaram e mudaram tudo!

Rachelle Lefevre > Bryce Dallas Howard

Summit Entertainment/Divulgação

Originalmente, a atriz Rachelle Lefevre havia assinado um contrato para participar de todos os filmes da franquia Crepúsculo. Porém, ao fazer o longa A Minha Versão do Amor no intervalo entre as produções sobre o romance de Bella e Edward, ela irritou a Summit Entertainment. Sem explicar muito bem os motivos, o estúdio a substituiu por Bryce Dallas Howard.

Tyler Mane > Liev Schreiber

20th Century Fox/Divulgação

O primeiro Dentes-de-Sabre dos cinemas foi interpretado pelo ator Tyler Mane, que assumiu o papel logo no primeiro filme dos mutantes, em 2000. Porém, para os próximos filmes, o estúdio preferiu escalar Liev Schreiber por ser mais parecido com Hugh Jackman, o Wolverine. Afinal, os dois personagens são irmãos e Mane e Jackman não eram lá muito semelhantes.

Edward Furlong > Nick Stahl > Christian Bale > Jason Clark

20th Century Fox/Divulgação

Ao longo da franquia O Exterminador do Futuro, o papel de John Connors foi interpretado por quatro atores diferentes. Primeiro, o personagem ficou nas mãos de Edward Furlong, responsável por vivê-lo na infância. Já na fase adulta, passou por Nick Stahl, Jason Clark e até Christian Bale!

Sean Connery > ... > Daniel Craig

Columbia Pictures/Divulgação

A franquia 007 definitivamente não tem medo de reescalar seu protagonista de tempos em tempos. Os motivos variam: dinheiro, idade, cansaço. Mas fato é que o personagem nunca some. 

Nos anos 1960, o icônico agente foi primeiro interpretado por Sean Connery. Hoje, o papel está com Daniel Craig que, depois do próximo filme, será substituído.

Richard Harris > Michael Gambon

Warner Bros/Divulgação

Richard Harris, um dos mais renomados atores da Irlanda, foi o primeiro Dumbledore da franquia Harry Potter. Porém, com seu falecimento em 2002, ele foi substituído por Michael Gambon, que assumiu o papel a partir d'O Prisioneiro de Azkaban.

Edward Norton > Mark Ruffalo

Marvel Studios/Divulgação

Até mesmo a Marvel já teve sua cota de substituições no MCU. Talvez a mais emblemática seja a troca de Edward Norton, que interpretou o Gigante Esmeralda no filme solo do herói, por Mark Ruffalo em Os Vingadores.

O motivo da troca teria sido a postura de Norton no set. O ator teria exigido muito controle criativo sobre o primeiro longa, tendo mexido no roteiro e realmente causado nos bastidores. Por isso, o produtor Kevin Feige mudou os rumos do personagem, escolhendo alguém que “incorporasse o espirito criativo e colaborativo do elenco”. Desde então, Ruffalo não deixou o MCU.

Jodie Foster > Julianne Moore

Universal Pictures/Divulgação

A atriz Jodie Foster ganhou um Oscar pelo seu papel como Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes. Porém, nem por isso ela decidiu reprisar a personagem anos depois em Hannibal.

Oficialmente, Foster afirmou que não retornou por já estar envolvida em outro projeto. No entanto, rumores sugerem que a atriz teria odiado o roteiro. Sem Foster, o papel ficou nas mãos de Julianne Moore.

Katie Holmes > Maggie Gyllenhaal

Warner Bros/Divulgação

A trilogia do diretor Christopher Nolan também passou mudanças de elenco. Em Batman Begins, Katie Holmes foi apresentada no universo do Homem-Morcego como Rachel Dawes, o interesse romântico de Bruce Wayne. Porém, em Cavaleiro das Trevas, a atriz foi substituída por Maggie Gyllenhaal.

Rumores sugerem que a troca teve o dedo de Tom Cruise, na época marido de Holmes. O ator teria ciúmes de Christian Bale e, por isso, pediu para ela ficar de fora. A versão oficial, porém, fala sobre um conflito de agentas. Afinal, Holmes estrelaria Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro.

Terrence Howard > Don Cheadle

Marvel Studios/Divulgação

Homem de Ferro é outro marco no cinema de herói, dessa vez para a Marvel. No filme que apresentou Robert Downey Jr. como Tony Stark conhecemos também Rhodes, naquela época interpretado por Terrence Howard. Para o segundo filme do herói, porém, o ator não ficou nada satisfeito com a proposta e desistiu do papel. Don Cheadle, então, assumiu o posto de Máquina de Combate e, com o tempo, ganhou cada vez mais espaço nos cinemas.

Michael Keaton > Val Kilmer > George Clooney > ... > Robert Pattinson

Warner Bros/Divulgação

O Homem-Morcego já foi interpretado por muitos nomes no cinema. Michael Keaton assumiu o herói nos anos 1980, Val Kilmer o interpretou em Batman Eternamente e até George Clooney teve sua chance com o personagem em Batman e Robin. O próximo na lista é Robert Pattinson, que estrelará o filme de Matt Reeves em 2021.