Filmes

Artigo

Festival de Toronto | Saiba o que vai rolar no termômetro do Oscar

Evento encerra os grandes eventos cinematográficos do ano e abre caminho para as premiações de 2015

Natália Bridi
03.09.2014
20h12
Atualizada em
29.06.2018
02h43
Atualizada em 29.06.2018 às 02h43

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) é a apoteose dos grandes eventos cinematográficos do ano. São mais de 300 filmes, vindos de mais de 60 países, exibidos para jornalistas, profissionais da indústria e o público geral. Com uma seleção mais popular do que as de Cannes, Berlim e Veneza, Toronto é o grande termômetro para o Oscar: todo vencedor de Melhor Filme desde Onde os Fracos não Têm Vez (2007) passou pelo festival setembrino da cidade canadense.

The-Imitation-Game
Benedict Cumberbatch em The Imitation Game

A edição deste ano sofreu algumas baixas com a crescente rivalidade com o Festival de Telluride (realizado entre 28 de agosto e 1º de setembro), que abocanhou as premières de lançamentos da temporada pré-Oscar como Wild, drama de sobrevivência dirigido por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas) e estrelado por Reese Witherspoon; The Imitation Game, a cinebiografia de Alan Turing estrelada por Benedict Cumberbatch; e Rosewater, a estreia do ator/apresentador Jon Stewart na direção. Os filmes estão na seleção de Toronto, mas pela nova política do festival não serão exibidos nos quatro primeiros dias do evento, deixando o espaço de maior prestígio para os títulos inéditos. Birdman, que abriu sob elogios o Festival de Veneza, passou por Telluride, mas preferiu encerrar sua campanha antes da estreia oficial, em 17 de outubro, no mais reservado Festival de Nova York. A mostra, que ocorre de 26 de setembro a 12 de outubro, também exibirá com exclusividade Garota Exemplar, o novo filme de David Fincher, e Vício Inerente, a nova parceria entre Paul Thomas Anderson e Joaquin Phoenix.

the Drop
Tom Hardy e James Gandolfini em The Drop

Ainda que essas ausências sejam sentidas, o Festival de Toronto deste ano conta com títulos que certamente estarão no radar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: Men, Women & Children, o novo de Jason Reitman (JunoAmor Sem EscalasRefém da Paixão); Nightcrawler, o candidato na categoria balança do ano, com um Jake Gyllenhaal 14 kg mais magro; Black and White, drama racial produzido e estrelado por Kevin Costner; The Theory Of Everything, cinebiografia de Stephen Hawking estrelada por Eddie Redmayne e comandada por James Marsh (O Equilibrista); While We're Young, novo filme de Noah Baumbach (A Lula e a BaleiaFrances Ha) em parceria com a brasileira RT Features; Escobar: Paradise Lost, longa estrelado por Benicio del Toro sobre o lendário chefão do tráfico de Medellín; The Face of an Angel, de Michael Winterbottom com Kate Beckinsale, Daniel Brühl e Cara Delevingne no elenco; e The Drop, drama criminal estrelado por Tom Hardy, Noomi Rapace e o saudoso James Gandolfini.

The-Sound-And-The-Fury
James Franco como Benjy na adaptação de O Som e a Fúria

Além de Rosewater, o festival exibirá as empreitadas na direção de outros atores. O romance Before We Go marca a estreia do Capitão América Chris Evans atrás das câmeras, assim como o drama sobre moradores de rua Shelter tem Paul Bettany no seu debute como diretor e roteirista (com a esposa Jennifer Connelly no elenco). Os estreantes serão acompanhados dos veteranos Ethan Hawke, que já dirigiu dois longas e apresenta agora Seymour: An Introduction, o seu primeiro documentário; Alan Rickman, em seu segundo filme, que exibe A Little Chaos (com Kate Winslet no elenco); Thomas McCarthy, comediante, diretor e roteirista que dirige Adam Sandler no drama The Cobbler (ator que também integra o elenco de Men, Women & Children); Mélanie Laurent, a Shosanna de Bastardos Inglórios, comanda Respire, seu segundo trabalho na direção de um longa-metragem; e o prolífico James Franco apresenta mais uma adaptação William Faulkner na sua versão de O Som e A Fúria.

Toronto também contará com presenças mais pipoca como O Protetor, nova parceria entre Denzel Washington e Antoine Fuqua (diretor de Dia de Treinamento); O Juiz, filme que deve fazer campanha por indicações ao Oscar para as atuações de Robert Downey Jr. e Robert Duvall; St. Vincent tem Bill Murray, que ganhará uma retrospectiva especial durante o evento,  como um ex-militar alcoólatra e viciado em jogos de cartas que se torna babá de um menino de 12 anos; [REC] 4, longa que encerra a quadrilogia espanhola; Tusk, o terror de baixo orçamento de Kevin Smith; Cake, com Jennifer Aniston no papel de uma mulher que fica fascinada com o suícidio de uma integrante do seu grupo de apoio para pacientes com dor crônica; e Good Kill, supense sobre drones estrelado por Ethan Hawke.

The-Judge
Robert Downey Jr. e Robert Duvall em O Juiz

Títulos celebrados em outros festivais e que devem receber atenção das premiações de 2015 também estarão por lá. Foxcatcher, que levou o prêmio de Melhor Direção em Cannes para Bennett Miller e provavelmente renderá indicações na temporada de premiações pelas atuações de Steve Carell e Channing Tatum; Maps to the Stars, filme de David Cronenberg premiado em Cannes pela atuação de Julianne Moore; Winter Sleep (Kis uykusu), filme turco vencedor da Palma de Ouro; Mommy, filme de Xavier Dolan que recebeu o Prêmio Especial do Júri em Cannes; Leviathan, longa russo premiado com o Melhor Roteiro em Cannes; além dos indicados a Palma de Ouro Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos Dardenne com Marion Cotillard, e Clouds of Sils Maria, filme de Olivier Assayas com Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz.

A lista também inclui Whiplash, drama musical vencedor do Festival de Sundance deste ano e que deve receber atenção pelas atuações do Sr. Fantástico Miles Teller, do eterno J. Jonah Jameson J.K. Simmons e pelo roteiro e direção de Damien Chazelle; os exibidos em Veneza Pasolini, cinebiografia do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini dirigida por Abel Ferrara e estrelada por Willem Dafoe, Manglehorn, filme de David Gordon Green (Segurando as Pontas) estrelado por Al Pacino, e 99 Homes, drama com o Homem-Aranha Andrew Garfield e o General Zod Michael Shannon; além de Gemma Bovery, novo filme de Anne Fontaine (Amor Sem Pecado, Coco Antes de Chanel), exibido no Festival de Angoulême.

Foxcatcher
Channing Tatum e Steve Carell em Foxcatcher

O Brasil estará presente no evento com Obra, estreia na direção de longas do diretor e roteirista Gregorio Graziosi, e com Kill Me Three Times, suspense australiano com Alice Braga e Simon Pegg no elenco. Outros títulos válidos de nota são Samba, novo filme dos diretores de Intocáveis; The Duke of Burgundy, novo do cultuado diretor Peter Strickland; O Conto da Princesa Kaguya, animação do estúdio Ghibli comandada por um dos fundadores do estúdio, Isao Takahata (Túmulo dos Vagalumes); Tokyo Tribe, nova doideira do diretor japonês Sion Sono que será exibida dentro da seleção Midnight Madness; A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence, do diretor Roy Andersson (Vocês, os Vivos); e Over your Dead Body (Kuime), novo trabalho de Takashi Miike.

O Festival de Toronto será realizado entre os dias 4 e 14 de setembro e contará mais uma vez com a cobertura completa do Omelete.  Acompanhe tudo aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.