Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Festival de Cannes bane oficiais russos de comparecerem ao evento

Organização frisou que continuará celebrando cineastas e artistas russos

Omelete
2 min de leitura
CC
01.03.2022, às 14H21.
Atualizada em 02.03.2022, ÀS 15H22
Festival de Cannes bane oficiais russos de comparecerem ao evento

Créditos da imagem: O júri do Festival de Cannes 2021 (CHRISTOPHE SIMON / AFP)

Festival de Cannes anunciou que não vai aceitar a presença de delegações russas oficiais, ou de pessoas ligadas ao governo russo, em sua edição de 2022. A decisão é uma resposta à invasão da Ucrânia pelas forças militares da Rússia.

Em comunicado reproduzido pelo IndieWire, a organização de Cannes repercutiu os eventos dos últimos dias: "Nossos pensamentos estão em particular com artistas ucranianos e profissionais da indústria do cinema, assim como suas famílias, cujas vidas estão em perigo. Alguns deles nós nunca conhecemos, e alguns nós já recebemos em Cannes, trazendo consigo trabalhos que dizem muito sobre a história e o presente da Ucrânia".

Omelete Recomenda

"Mesmo que de forma modesta, desejamos juntar nossas vozes com as daqueles que se opõem a essa situação inaceitável e denunciam a atitude da Rússia e de seus líderes. [...] Durante os próximos meses, o Festival de Cannes estará em estágio de preparação. A não ser que os ataques russos cessem, de forma satisfatória para o povo ucraniano, decidimos que não vamos aceitar delegações russas oficiais, ou a presença de qualquer indivíduo ligado ao governo russo", completaram.

No restante do texto, a organização de Cannes parece dar a entender que, ao contrário de instituições semelhantes como o European Film Awards, vai continuar acolhendo filmes russos para sua seleção: "Gostaríamos de saudar a coragem de todos aqueles na Rússia que têm se arriscado para protestar contra a invasão da Ucrânia. Entre eles estão artistas e profissionais cinematográficos que nunca pararam de lutar contra o autal regime, e que não merecem ser associados com as ações dele".

"De forma leal à sua história, que começou em 1939 como resistência às ditaduras nazistas e fascistas, o Festival de Cannes vai sempre servir artistas e profissionais da indústria que levantarem suas vozes para denunciar a violência, a repressão, as injustiças, e para defender a paz e a liberdade", completaram.

O Festival de Cannes 2022 acontece entre 17 e 28 de maio.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.