Cena de Anora

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Cannes | Anora, de Sean Baker, vence a Palma de Ouro; veja os vencedores

Festival também premia Selena Gomez, Zoe Saldaña e Jesse Plemons

Omelete
2 min de leitura
25.05.2024, às 14H58.

O filme Anora, de Sean Baker (Projeto Flórida), recebeu a Palma de Ouro deste ano em Cannes. O festival anunciou os vencedores neste sábado (25), em cerimônia que revelou ao mundo as escolhas do júri presidido pela diretora Greta Gerwig (Barbie).

A premiação ainda teve o filme All We Imagine as Light, da diretora Payal Kapadia, como vencedor do Grand Prix, o segundo prêmio mais importante da noite. O longa é o primeiro filme indiano a integrar a seleção oficial em 30 anos.

O grupo também concedeu um prêmio especial para o iraniano Mohammad Rasoulof, diretor de The Seed of the Sacred Fig. O cineasta fugiu do seu país depois de ser condenado a oito anos de prisão pelo governo do Irã, acusado de supostamente ter agido contra a segurança nacional ao filmar o projeto.

O júri premiou ainda Jesse Plemons como melhor ator pelo filme Tipos de Gentileza, de Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas), e consagrou de melhor atriz o grupo formado por Selena Gomez, Zoe Saldaña, Adriana Paz e Karla Sofía Gascón por Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard (O Profeta). Audiard ainda recebeu o prêmio do júri, o terceiro lugar simbólico na disputa pela Palma.

O prêmio de melhor roteiro, enquanto isso, foi para The Substance, da francesa Coralie Fargeat. Já o troféu de direção foi para o português Miguel Gomes, por Grand Tour.

A Câmera de Ouro, honraria concedida aos melhores primeiros filmes exibidos no festival, foi para Armand, de Halfdan Ullmann Tondel. O diretor é neto do cineasta Ingmar Bergman e da atriz Liv Ullmann. 

Confira a lista completa de vencedores a seguir:

Palma de Ouro: Anora, de Sean Baker
Grand Prix: All We Imagine as Light, de Payal Kapadia
Prêmio do Juri: Emilia Pérez, de Jacques Audiard
Melhor Direção: Miguel Gomes, por Grand Tour
Melhor Ator: Jesse Plemons, por Tipos de Gentileza
Melhor Atriz: Adriana Paz, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña, por Emilia Pérez 
Melhor Roteiro: Coralie Fargeat, por The Substance
Câmera de Ouro: Armand, de Halfdan Ullmann Tondel
Prêmio Especial: Mohammad Rasoulof, por The Seed of the Sacred Fig

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.