Festival de Cannes | Mulheres da indústria do cinema fazem protesto silencioso no evento
Júri deste ano é presidido por Cate Blanchett
82 estrelas e executivas do cinema fizeram um protesto silencioso no Festival de Cannes (via Hollywood Reporter). Elas subiram as escadas do Palais, representando o número reduzido de filmes dirigidos por mulheres que já entraram na seleção oficial no decorrer dos anos. Um número pequeno comparado aos 1.688 diretores homens que conseguiram o feito. Confira algumas fotos:
Entre as participantes estão Kristen Stewart, Ava Duvernay, Marion Cotillard, Patty Jenkins, Agnes Varda e Cate Blanchett, que preside o júri de 2018.
Moving, historic, 82 women from all countries and professions in cinema have just made the red carpet entrance for LES FILLES DU SOLEIL (GIRLS OF THE SUN) by Eva Husson. #Cannes2018 #Competition pic.twitter.com/0YY9SNbRqg
— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) 12 de maio de 2018
Além disso, foi divulgado anteriormente que o festival assinará um documento se comprometendo a estimular a diversidade e a igualdade na indústria do cinema (via Deadline). No comunicado oficial, o evento diz que se une às ações 50/50, do coletivo 2020, e ao Time’s Up, grupo criado por mulheres de Hollywood para denunciar assédios e estimular a igualdade.
O Festival de Cannes 2018 continua até o dia 19 de maio.