Greta Gerwig vai presidir o júri do Festival de Cannes 2024, se tornando assim a segunda cineasta mulher (após Jane Campion, em 2014) a exercer a função, e a primeira estadunidense. A informação é do Deadline.
A diretora de Barbie comemorou o convite dizendo-se "surpresa e emocionada" com a oportunidade: "Eu amo filmes - amo fazê-los, amo assistí-los, amo falar sobre eles. Como cinéfila, Cannes sempre foi a epítome do cinema como linguagem universal... Estar naquela posição de vulnerabilidade, em uma sala lotada de estranhos, assistindo a um filme novo, é minha sensação preferida. [...] Mal posso esperar para descobrir quais jornadas nos aguardam no Festival do ano que vem."
Por sua vez, a organização de Cannes foi só elogios à sua nova presidente do júri. "Esta é uma escolha óbvia: Greta Gerwig é a encarnação da renovação do cinema mundial, movimento do qual Cannes quer continuar sendo o pioneiro. Além da sétima arte, ela também representa uma era que está quebrando barreiras e misturando gêneros, assim elevando os valores da inteligêcia e do humanismo", comentaram Iris Knobloch e Thierry Frémaux.
O 77º Festival de Cannes acontece entre 14 e 25 de maio em 2024. Fique de olho no Omelete para detalhes sobre a seleção de filmes e tudo o que vai rolar no evento.