George Lucas no Festival de Cannes 2024 (Valery HACHE / AFP)

Créditos da imagem: George Lucas no Festival de Cannes 2024 (Valery HACHE / AFP)

Filmes

Artigo

Lucas sobre retoques em Star Wars: “Filmes devem ser como criadores querem”

Diretor alfinetou fãs que reclamaram de mudanças digitais nos longas da saga

Omelete
2 min de leitura
24.05.2024, às 11H54.
Atualizada em 24.05.2024, ÀS 12H11

George Lucas defendeu o seu hábito de retornar aos filmes da saga Star Wars e realizar retoques digitais, declarando acreditar que filmes devem ser exatamente como os seus criadores querem que eles sejam”. O cineasta versou sobre o tema durante evento no Festival de Cannes 2024, acompanhado pelo Omelete.

Eu sou famoso por ser um perfeccionista, nunca vou lançar um filme no mundo se achar que ele é só mais ou menos. E foi por isso que, com o passar dos anos, eu voltei para os filmes de Star Wars e mexi um pouco neles - quando comecei a experimentar tecnologias digitais, percebi que conseguiria fazer algumas cenas ficarem melhores do que eram”, explicou. “E as coisas que eu ‘consertei’ são besteiras com as quais só cineastas se importam! Eu sou muito a favor da ideia de que os filmes devem ser como os criadores querem que eles sejam, e isso inclui retoques posteriores, se a possibilidade se apresenta”.

Lucas brincou com uma anedota sobre Michelangelo fazendo e refazendo uma parte da Capela Sistina, obrigando seus ajudantes a montarem e desmontarem a grande estrutura que usava para pintar o teto continuamente. “Não acho que eu fiz algo tão louco quanto isso”, disse o criador de Star Wars, antes de alfinetar os fãs que reclamaram de seus ajustes digitais à saga.

Alguns anos atrás, nós lançamos uma edição do primeiro Star Wars sem nenhum dos retoques, restaurados a partir dos melhores rolos de filme que conseguimos encontrar ao redor do mundo. E daí os fãs viram aquela versão, aquele Santo Graal que eles estavam esperando, e disseram: ‘Mas o visual é terrível!’. E eu só pude responder: ‘Eu falei para vocês que era!’”, contou. “Nos retoques digitais, melhoramos muito a coloração das cenas, por exemplo, mas as pessoas não se lembram… quando lançamos a versão original, disseram que eu fiz a imagem ficar pior de propósito. É óbvio que eu não faria isso!”.

O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.