Um ewok, em Start Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (Reprodução)

Créditos da imagem: Um ewok, em Start Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (Reprodução)

Filmes

Artigo

“Star Wars é feito para dar esperança a crianças de 12 anos”, diz George Lucas

Cineasta refletiu sobre críticas dos fãs e paralelos da saga com Guerra do Vietnã

Omelete
2 min de leitura
24.05.2024, às 12H09.
Atualizada em 24.05.2024, ÀS 12H28

George Lucas alfinetou os fãs de Star Wars que exigem temáticas e um tom mais adulto da saga, reafirmando que criou o universo com um público infantil em mente. Durante homenagem no Festival de Cannes 2024, acompanhada pelo Omelete, o cineasta falou especificamente sobre as críticas à inclusão de criaturas “fofinhas” como os ewoks nos filmes da franquia.

Quando eu estava pensando em Star Wars, os EUA estavam no meio da Guerra do Vietnã. Adolescentes estavam vivendo sob o medo de serem convocados, amigos e familiares estavam voltando do campo de batalha em caixões!, lembrou Lucas. Então, criei este universo que poderia dar esperança a crianças de 10, 12 ou 15 anos. É um universo em que as lições de moralidade estão por baixo da diversão, mas que são impossíveis de ignorar”.

O cineasta se lembrou das críticas que recebeu dos fãs e jornalistas quando O Retorno de Jedi foi lançado, em 1983, especialmente centradas nas figuras alienígenas dos ewoks, e citou também as ofensas direcionadas a Jake Lloyd quando ele interpretou o jovem Anakin Skywalker em A Ameaça Fantasma.

Eles falavam [sobre os ewoks]: ‘Isso aqui é só um ursinho de pelúcia! Eu não quero um filme de criança, quero algo adulto’. O mesmo aconteceu com A Ameaça Fantasma, quando o protagonista era um garotinho, e tantas outras vezes. Eu sempre respondi a mesma coisa: Star Wars é um filme para crianças! Fico muito feliz que pessoas de todas as idades o abraçaram, e cresceram com ele, mas o público primário é o infantil”, disse Lucas, recebendo aplausos do público em Cannes.

O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.