Didier Allouch e Thierry Frémaux, da esq. para a dir., durante coletiva no Festival de Cannes 2024 (Caio Coletti/Omelete)

Créditos da imagem: Didier Allouch e Thierry Frémaux, da esq. para a dir., durante coletiva no Festival de Cannes 2024 (Caio Coletti/Omelete)

Filmes

Entrevista

Chefe de Cannes celebra retomada do cinema brasileiro: "Bem-vindos de volta!"

Thierry Frémaux elogiou política cultural do governo Lula em coletiva no Festival

Omelete
2 min de leitura
13.05.2024, às 11H40.
Atualizada em 13.05.2024, ÀS 17H22

Thierry Frémaux, o delegado geral e diretor artístico do Festival de Cannes 2024, celebrou o retorno do cinema brasileiro com mais força ao evento durante coletiva de imprensa que aconteceu hoje (13). O Omelete acompanhou o evento e traz todos os detalhes.

"O cinema brasileiro sempre teve algo de especial", comentou Frémaux. "Mas os últimos anos foram difíceis em relação aos investimentos do governo na cultura do seu país. Hoje, eu vejo o cinema argentino vivendo um momento parecido, e já falamos aqui hoje sobre o Irã - sempre que fico sabendo de algo assim acontecendo, me parece um erro. Falta a esses governos enxergar que o cinema é uma poderosa ferramente patriótica, mas também uma poderosa ferramenta econômica".

O chefe do Festival continuou dizendo que a política cultural do governo Lula "parece muito mais acertada" nesse sentido. Depois de elogiar nominalmente os longas Motel Destinode Karim Aïnouz, e Babyde Marcelo Caetano, que serão exibidos em Cannes este ano, Frémaux revelou que também teve acesso a outros filmes brasileiros durante o processo de seleção.

"Devo dizer que, além dos ótimos filmes que temos este ano, também assisti a algumas obras não finalizadas que são belíssimas. Então, claramente, há muita coisa acontecendo no cinema brasileiro neste momento. O que eu digo sobre isso é simplesmente: sejam muito bem-vindos de volta", completou.

Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad MaxMegalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.