Francis Ford Coppola deu sua visão sobre o estado atual dos grandes estúdios de Hollywood durante coletiva de Megalopolis, no Festival de Cannes 2024. O Omelete acompanhou a coletiva com o cineasta, que financiou a sua nova obra largamente do próprio bolso, na tarde de hoje (17).
“Os estúdios hoje em dia não estão mais preocupados em fazer filmes, eles estão preocupados em pagar dívidas. Muitos dos grandes produtores de filmes do passado, e alguns deles realmente eram grandes instituições cinematográficas, incorreram grandes dívidas nos últimos anos, tentando competir com as novas tecnologias e formas de consumir arte. Então a preocupação deles é pagar essas dívidas, encontrar uma maneira de operar sem prejuízo. É uma pena”, comentou Coppola.
O diretor ainda comentou sobre a entrada das plataformas de streaming bancadas por grandes companhias de entretenimento, como Disney e Amazon, no mercado: “Ao contrário dos estúdios, essas empresas se diversificaram e têm muito dinheiro. Então, muitos artistas se voltam para elas para financiar seus projetos. O streaming, para mim, não é uma opção atrativa, porque se eu pudesse voltaria aos tempos dos teatros antigos, quando podíamos reunir 700 pessoas para assistir a uma mesma obra. Eu gosto de me tornar um com o público que está experimentando a obra comigo”.
- Francis Ford Coppola não está preocupado com risco financeiro em Megalopolis
- Coppola talvez reedite Megalopolis - mas já está escrevendo seu próximo filme
- Coppola diz que Megalopolis foi “dirigido por todo mundo”: “Parceria criativa”
O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.