Cena de O Último Azul

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

O Último Azul | Filme brasileiro leva Urso de Prata no Festival de Berlim

Longa de Gabriel Mascaro pega o segundo lugar simbólico do festival

Omelete
3 min de leitura
22.02.2025, às 15H25.
Atualizada em 22.02.2025, ÀS 17H18

O Último Azul, filme brasileiro do diretor Gabriel Mascaro, venceu neste sábado o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim. O prêmio é o segundo lugar simbólico da seleção principal do evento.

“Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui [na Berlinale]. Quero expressar minha mais profunda gratidão ao júri por confiar este prêmio ao meu filme. Ele existe graças à dedicação de muitas pessoas que trabalharam duro para transformar este sonho em realidade. ‘O Último Azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida”, ressaltou Gabriel Mascaro ao receber o Urso de Prata.

Em nota ao Omelete, o ator e protagonista Rodrigo Santoro comemorou a vitória do filme. "Quando o cinema brasileiro independente recebe um reconhecimento dessa relevância, a maior vencedora é a nossa cultura", escreveu em comunicado.

"É emocionante representar o Brasil num filme que nos convida a reeducar o olhar para um tema tão urgente."

O Urso de Ouro este ano ficou com o norueguês Dreams, de Dag Johan Haugerud. O filme faz parte da trilogia Sex Love Dreams do diretor, em histórias formadas por dilemas vividos por dois personagens diferentes —cada obra acompanha núcleos diferentes.

O júri de Berlim presidido por Todd Haynes ainda premiou o romeno Radu Jude com o Urso de Prata de roteiro, Andrew Scott com o de performance coadjuvante por Blue Moon e Rose Byrne com o de atuação principal por If I Had Legs I'd Kick You. Veja abaixo a lista completa de vencedores.

  • Contribuição Artística - Lucile Hadžihalilović, por The Ice Tower
  • Melhor Roteiro - Radu Jude por Kontinental 25
  • Melhor Atuação Coadjuvante - Andrew Scott por Blue Moon
  • Melhor Atuação Principal - Rose Byrne por If I Had Legs I’d Kick You
  • Melhor Direção - Huo Meng por Living the Land
  • Prêmio do Júri - El Mensaje de Iván Fund
  • Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri - O Último Azul de Gabriel Mascaro
  • Urso de Ouro - Dreams de Dag Johan Haugerud

Leia a sinopse oficial de O Último Azul: Em nome da retomada econômica, o Governo brasileiro criou um sistema perene de isolamento vertical compulsório para idosos com mais de 80 anos ficarem confinados em uma colônia. Teca tem 77 anos e mora na aldeia de Muriti, na Amazônia, quando é surpreendida pelo anúncio da redução de idade, inclusive de sua faixa etária. Encurralada, Teca faz uma intrigante viagem escondida dos oficiais em meio a rios, barcos e o submundo para tentar realizar clandestinamente seu último sonho, fazer um passeio de avião.

O elenco conta com Denise WeinbergRodrigo SantoroMiriam SocarrásAdaniloRosa MalaguetaClarissa PinheiroDimas Mendonça e mais. 

Enquanto O Último Azul não ganha uma data, o filme que alçou Gabriel Mascaro à fama, Boi Neon, está disponível no Prime Video.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.