Lucas Pinheiro traz 1ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno
A prova aconteceu neste sábado (14)
Créditos da imagem: Rafael Bello/COB | Reprodução
Neste sábado (14), o atleta Lucas Pinheiro Braathen conquistou o primeiro lugar na modalidade de slalom gigante do esqui alpino nas Olímpiadas de Inverno de Milão-Cortina, trazendo uma medalha de ouro para o Brasil pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Inverno.
O tempo da somatória das duas descidas do atleta foi de 2min25s00. A medalha de prata ficou para o suíço Marco Odermatt, que finalizou sua performance apenas 58 centésimos de segundo atrás do atleta brasileiro. O também suíço Loic Meillard completa o pódio com o tempo de 2min26s17.
Esta é a primeira vez que o Brasil aparece no pódio da competição, em qualquer esporte. Não é apenas uma vitória inédita para o país, mas também para a América Latina como um todo.
Normalmente, os países do Hemisfério Sul não têm o melhor desempenho nas Olímpiadas de Inverno, com apenas Austrália e Nova Zelândia tendo figurado no pódio antes do Brasil.
Lucas Pinheiro é filho de pai norueguês e mãe brasileira. O atleta antes competia pelo país de seu pai, mas desde 2024 representa o Brasil.
Na segunda-feira (16), ele competirá novamente no slalom e, quem sabe, poderá repetir o feito.
💚💛🥺🫶
— Time Brasil (@timebrasil) February 14, 2026
📸 Rafael Bello/COB pic.twitter.com/EXKlZTmWt0