Filmes

Vídeo

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros | Omelete Entrevista Tim Burton

Produtor fala sobre possíveis extras de seus filmes mais antigos

Equipe Omelete
02.09.2012, às 22H34
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 17H17
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 17H17

Nosso correspondente em Hollywood, Steve Weintraub, teve a oportunidade de conversar com Tim Burton, que acaba de produzir o filme Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter). No bate papo, ele contou como escolhe os seus projetos, como participou da produção e quais são alguns de seus filmes preferidos.

Eu tenho que começar dizendo: eu fui fã do seu trabalho basicamente a minha vida inteira. Então, é um prazer finalmente conversar com você. Obrigado, prazer em conhecê-lo. E eu quero perguntar: quais são alguns de seus filmes preferidos? Um dos filmes que se você estivesse preso em uma ilha deserta você teria que ter com você.

Tim Burton: Bom, foi isso o que eu gostei desse filme. Quando eu ouvi o título pela primeira vez, eu falei: "Eu preciso ver esse filme." Porque me lembrava de filmes... que eu via quando criança. Coisas como... "Blácula, o Vampiro Negro", ou "O Médico e a Irmã Monstro". De uma forma estranha, como em filmes de ficção científica japoneses. Então... Eu amo qualquer filme de monstro. E... E, como eu disse, quando eu ouvi o título, era tudo o que eu precisava ouvir. E falei: "Eu quero ver esse filme".

Bom, você está produzindo esse filme, e eu estou curioso sobre quanto você se envolveu durante a filmagem propriamente dita. Ou você estava lá para a pré-produção, e talvez a pós-produção, e Timur está fazendo o seu filme, ou...? Você poderia falar sobre isso?

TB: Bom, para começar... Porque eu trabalhei com Timur e Jim como produtores, e nós conversamos sobre só produzir esse filme. Mas com o passar do tempo, eu ouvi Timur falando sobre o filme, que falei para ele: "Você tem que fazer o filme." Porque ele tinha tanta paixão pelo filme. Eu amei as suas ideias para o filme. E aí eu finalmente falei: "Eu quero ver a sua versão do filme!" Então, para mim, principalmente como um diretor, eu sei o que eu gosto de pegar... Então, para mim, foi simplesmente ajudar o projeto, e realizá-lo, e... Porque cada projeto é muito difícil de fazer, então, como eu disse, eu só queria dar apoio à visão do Timur sobre o filme.

Eu sempre gosto de perguntar aos diretores, o que eles acham do processo de sessão teste, a sessão teste para os amigos e família. Você é fã do processo de sessão de teste, ou você meio que...?

TB: Não. Nem um pouco. Eu realmente não gosto. É difícil assistir aos filmes que eu dirijo. E... Quando eu vou nestas coisas, eu tenho uma experiência fora do corpo. Pode estar indo bem, mas eu quero me matar. Eu acho que não está indo bem. Eu não posso dizer nada sobre elas. Então, eu não sou muito fã. Especialmente os cartões para escrever. Eu não sou fã. Pode ajudar… Mostrar para um público pode te ajudar a ver como está o filme, mas... eu não gosto.

Eu entendo. Eu estou curioso... Você dirigiu vários filmes ótimos, e DVD e Blu-ray se tornaram uma parte importante da indústria. Estou curioso se há muitas cenas deletadas dos seus filmes anteriores, que estão guardadas em algum lugar, ou esse material já foi lançado.

TB: A maioria já foi lançada. Eu não tenho coisas a mais quando eu filmo alguma coisa. Eu não tenho muitos extras. Tem algumas cenas... Às vezes, em um filme, como em "Ed Wood" em que eu coloquei algumas cenas deletadas no final. Eu faço isso às vezes. Mas, na maioria das vezes, não tem muitas cenas deletas para mostrar. Eu tento filmar, e não deixar muito para fora na edição. Dói muito. Machuca muito filmar alguma coisa e ter que cortar depois.

Estou curioso, especificamente, se há cenas de "Os Fantasmas se Divertem" ou "As Grandes Aventuras de Pee-wee" que nunca foram lançadas.

TB: Sim. Não há muito de "Os Fantasmas se Divertem". Talvez algumas em "As Grandes Aventuras de Pee-wee". E algumas em... Não tem muita coisa de "Batman"ou "Batman: O Retorno". Têm algumas em "Ed Wood" que eu coloquei no DVD, mas... em "As Grandes Aventuras de Pee-wee" devem ter algumas, mas naquele tempo, o filme pode já estar destruído agora. Eu não sei.

Minha última pergunta para você. Muitas pessoas têm falado, Seth também falou, sobre a sequência de "Os Fantasmas se Divertem". Eu estou curioso sobre como está isso na sua cabeça. E também, qual é o seu critério para escolher projetos futuros?

TB: Bom… Eu deixo Seth dizer, porque eu tentei lidar com isso no passado. Eu trabalhei em algumas ideias para "Os Fantasmas se Divertem". Eu meio que deixei isso passar. Eu gosto de trabalhar com Seth, então eu disse: "Porque você não faz alguma coisa, e eu olho depois?" Porque eu não queria colocar nada de uma vez no roteiro. Eu queria ver... Então, estou esperando para ver o que ele faz. Mas, eu amo o personagem, e eu amo trabalhar com Michael Keaton. Foi um ótimo papel para ele. Então... Vamos ver em que Seth pensa.

E critérios para projetos futuros?

TB: Você nunca sabe. Tem que mexer com a sua emoção. Como eu disse, com este filme, eu ouvi o título e me bateu. Você nunca sabe o que vai acontecer. Você não sabe como vai se sentir com o passar dos anos. Então, eu tento me deixar aberto. E ainda há algumas coisas pessoais que eu quero fazer. Eu quero fazer que... Mas às vezes demora. Como "Frankenweennie", que demorou uns dez anos para voltar a vontade de querer fazer de novo.

Legal. Eu tenho que terminar, mas muito obrigado, e muito prazer em conhecê-lo.

TB: Obrigado.

Tenha um ótimo dia.

 

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros estreia no feriado do dia 7 de setembro.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.