DVD e Blu-ray

Notícia

DVD: Transformers - Ed. Especial

Adaptação dos brinquedos chega às lojas em edição recheada de bons extras

Marcelo Forlani
30.01.2008
00h00
Atualizada em
06.12.2016
05h01
Atualizada em 06.12.2016 às 05h01

Toda vez que falamos de Transformers aqui no Omelete é para elogiar. Felizmente, não vai ser desta vez que vamos quebrar a tradição. O lançamento do filme no formato DVD (e HD-DVD!) faz jus a todo o trabalho desenvolvido até aqui e entra para a lista dos títulos indispensáveis. Para começar, a embalagem é linda e vem envolvida em um elegante estojo de plástico transparente e os DVDs são prateados e muito estilosos.

O disco 1, como sempre, traz o filme, com uma faixa de comentários do diretor Michael Bay. E o disco 2 é aquele dos extras. Começa com um menu animado desenvolvido exclusivamente para este lançamento. Lá, temos três opções (além das escolhas de legendas): "Nosso Mundo", "Guerra Alienígena" e "Mais do Que Os Olhos Podem Ver". Vamos ao que temos em cada um deles:

transformers - 2

None

transformers - megan fox

None

michael bay

None
Michael Bay

Transformers

None

transformers - 2

None

NOSSO MUNDO

  • Uma História Explosiva - Duração: 8'33"- Steven Spielberg fala sobre seu carinho pela franquia, que vem da experiência de assistir aos desenhos junto com seus filhos. O presidente da Hasbro também explica o seu envolvimento. Depois, é a vez dos roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, o produtor Lorenzo di Bonaventura e o diretor Michael Bay explicarem a adaptação do desenho para o filme e Spielberg defender por que Bay era o diretor perfeito para este projeto. Aproveitando a deixa, Bay vai destruindo tudo o que encontra pela frente - sempre com seu megafone à mão;
  • Aliados Humanos - Duração: 13'10" - Este extra mostra como os atores foram selecionados e suas experiências no set, como Shia LaBeauf correndo de dois cachorros desacorrentados logo no primeiro dia de filmagem, Megan Fox sendo gostosa, Josh Duhamel voando em um T-38; Tyrese reclamando das altas temperaturas, John Turturro fazendo uma ótima imitação de Martin Scorsese, Anthony Anderson se fazendo de esperto, Rachael Taylor reclamando dos sapatos e Jon Voight no meio da ação;
  • Luta contra Robôs Gigantes - Duração: 13'59" - Aqui, acompanhamos os atores nos dias em que eles passaram treinando junto ao exército estadunidense - das sessões de tiros às nada apetitosas rações. E para dar mais realismo às cenas, a produção usou como figurantes nas cenas militares soldados em seus dias de folga. Pra terminar, Bay explica porque prefere filmar as cenas com o máximo de elementos reais possível e depois põe em prática suas palavras, colocando seus atores literalmente no meio da ação;
  • Campo de Batalha - 13'34"- As locações são detalhados aqui. Na primeira, White Sands (Novo México), o maior problema enfrentado pela produção foi o enorme calor, que chegava a 48º C. A represa Hoover relutou bastante para autorizar as filmagens, que tiveram de ser feitas no início da manhã, antes que os grupos de visitantes chegassem. O hangar Spruce Goose (em Playa Del Rey, Califórnia) foi reconstruído como o local onde Megatron estava sendo mantido. Já no centro de Los Angeles, Bay e sua equipe tinham acesso a alguns quarteirões a cada dia e assim iam montando suas explosões. Para terminar, é mostrada a filmagem no rio de Los Angeles, onde helicópteros sobrevoando a baixas altitudes espirravam a putrefata água em toda a equipe que estava por ali. 

GUERRA ALIENÍGENA

  • Guerra dos Robôs - Duração: 13'39" - Dos brinquedos até chegar ao filme foi uma grande jornada. Este extra traça este caminho, começando nos brinquedos da Takara, o desenho dos anos 80 e toda a devoção dos fãs, que chegaram a ameaçar o diretor Michael Bay depois que os primeiros desenhos apareceram online. O vídeo mostra também como foram escolhidos os robôs e sua evolução para esta visão mais realista criada no filme e parte da dublagem, incluindo Peter Cullen e Hugo Weaving, que fizeram as vozes de Optimus Prime e Megatron.
  • Os Autobots Se Transformam - Duração: 19'59"- Quando era mais jovem, Michael Bay gostava de sujar suas mãos de graxa. Este seu gosto por carros foi importante para a escolha dos veículos (assim como os milhões que a GM investiu para ter seus automóveis sendo mostrados nos cinemas do mundo todo). Neste extra, Bay defende a mudança do Bumblebee do Fusca para um Camaro dizendo que o "besourinho" não era suficientemente badass. A penúltima parte é um "Pimp My Ride" transformando carros normais em Autobots. Pra terminar, tudo isso vai para o ar. Ao todo, cerca 200 carros foram destruídos.
  • Ataque dos Decepticons - 14'32" - Michael Bay teve de usar todo o seu poder de persuasão junto ao exército estadunidense para que os robôs malvados fossem veículos militares. Deu certo. Ele foi o primeiro a mostrar os F-22 (caças de 130 millhões de dólares) em ação. Foi uma das maiores colaborações da história do exército norte-americano com Hollywood - e com tudo pago pela produção! No restante do vídeo, Bay e sua equipe explicam as escolhas dos veículos e suas transformações até o resultado visto nas telas.
  • Dentro da All Spark - Duração: 16'58" - Os efeitos visuais são o tema aqui. No filme, o Optimus tem 10.108 partes, todas feitas à mão e que deveriam se mover, se transformar. Para se ter uma idéia, um quadro que tinha três robôs em cena demorava 38 horas para renderizar um frame (cada segundo tem 24 frames)! Mas filme também é feito de ação real e muito trabalho dos atores, que tinham de reagir a pedaços de vara com máscaras pintadas. Para dar aos robôs toda a agilidade que deixou o mundo de boca aberta, lutadores de artes marciais foram filmados por meio de captura de movimento. E provando que Michael Bay é Michael Bay, ele fala da iluminação, das sombras e reflexos que todos estes robôs exigiam.

MAIS DO QUE OS OLHOS PODEM VER

  • Da Prancheta à Areia: Ataque de Skorponok no Deserto - Duração: 8'52" - O ataque dos Skorponok é detalhado neste extra, que vai das maquetes e animatics (pré-visualizações da cena criada em animação) até o resultado final. Parte das gravações feitas na base militar no Novo México foi utilizada no trailer e ajudou a criar uma boa expectativa quanto ao que estava sendo feito.
  • Conceitos - Duração: 2'11" - Na maioria dos DVD em que artes conceituais são compartilhadas com o público, isso é feito no formato de uma chata galeria de fotos. Aqui, as imagens são exibidas com uma trilha sonora e pequenas animações, que a tornam muito mais prazerosa de se ver.
  • Trailers - Teaser Trailer 1, Trailer de Cinema 2 e Trailer de Cinema 4.

EASTER EGGS

1. No menu principal, quando estiver ao lado da opção "Legendas", clique para a esquerda. Uma área com créditos de todas as pessoas que trabalharam no DVD vai se abrir.

2. Na seção "Nosso Mundo", quando estiver ao lado da opção "Luta Contra Robôs Gigantes", mova o cursos para baixo. Vai aparecer um ícone ao lado esquerdo do Menu Principal, que ao clicado abre uma propaganda Baybot, um Transformer que tem a cara do Michael Bay.

3. Na seção "Guerra Alienígena", quando o cursor estiver pronto para selecionar a opção "Dentro de All Spark", clique para a direita. O cursor vai ficar do lado esquerdo da opção Menu Principal. Basta dar um enter para ver a "vingança dos atores", em que o diretor Michael Bay filma sua ponta (que não entrou no filme), em que ele é içado dentro de um carro e seria puxado para fora pelo Megatron.

4. Na seção "Mais do Que os Olhos Podem Ver", quando estiver com o cursor ao lado da opção "Da Prancheta à Areia: Ataque de Skorponok do Deserto" mova o cursor para cima. Um ícone vai surgir do lado esquerdo do Menu Principal. Clicando nele, vai abrir o vídeo "Escolhendo o Mojo", com a seleção de "elenco" que levou à escolha do cachorro de estimação da família Witwicky.

5. Cansado das explosões? Dentro da seção dos trailers, clique para a direita quando estiver com o cursor ao lado de "Trailer 4" para ver, enfim, um efeito visual de encher os olhos: uma mulher tem a sua roupa arrancada na frente das câmeras e sai gritando e girando. E eles têm de refazer a tomada!

Compre agora o DVD