DVD e Blu-ray

Crítica

Crítica do Blu-ray: Watchmen - O Filme

Um filme obrigatório para se ter em Blu-ray

Marcelo Forlani
19.10.2009
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h53
Atualizada em 21.09.2014 às 13h53

Infelizmente, esse texto começa com uma notícia triste. Watchmen - Director's Cut não vai ser lançado aqui no Brasil. Então, essa versão Blu-ray com dois discos é o que você vai ver de melhor nas prateleiras daqui. A boa notícia é que o conteúdo de extras presente nesses discos - quase todo ele em alta resolução - é praticamente o mesmo presente na tal versão do diretor, com exceção da faixa de comentários do filme, exclusividade que só os gringos vão ver.

Mas antes de falar dos extras em si, vale um parágrafo sobre os motivos que fazem de Watchmen, um filme obrigatório para se ter em Blu-ray.

Watchmen - O Filme

None

Watchmen - O Filme

None

Watchmen - O Filme

None
  1. Se você nunca leu a série escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, saiba que você está perdendo a chance de conferir uma das mais importantes histórias do século passado, ganhadora de inúmeros prêmios dedicados à literatura (veja bem, não estamos falando apenas de quadrinhos);
  2. Se você leu, deve ter ficado curioso para assistir ao filme. E a forma certa de ver Watchmen era no cinema. O terceiro longa-metragem de Zack Snyder pedia uma tela gigante na sua frente, com um som surround cristalino para mostrar todo o cuidado que ele e sua equipe tiveram para transportar os personagens para o cinema;
  3. A complexidade da história da graphic novel Watchmen é um convite para que a obra seja relida periodicamente e o mesmo vale para o filme. É impossível captar todos os detalhes na primeira vez (mesmo para os que já haviam lido a HQ), e a forma mais correta de rever o longa é em HD. Ou seja, Watchmen é um blu-ray obrigatório na sua estante.

Dito isso, vamos aos extras presentes:

  • O fenômeno: O gibi que mudou a história dos quadrinhos (HD - 28min48s)
    O diretor Zack Snyder, sua esposa e produtora Debby, o elenco, editores da DC Comics, jornalistas e o criador Dave Gibbons explicam a criação e importância da graphic novel;
  • Super-Heróis Verdadeiros, vigilantes verdadeiros (HD - 26min19s)
    Parece até que se trata de um documentário falso, mas o vídeo é sério e mostra pessoas comuns que decidiram colocar as mãos à obra e partiram para a defesa da cidade no melhor estilo dos Minutemen (os antecessores dos Watchmen), com a única diferença de não usarem máscaras.




  • Tecnologia de um mundo fantástico (HD - 16min49s)

    Para criar um filme como Watchmen não basta pegar a história em quadrinhos e filmá-la. É necessário entender a realidde mostrada ali e é aí que entra o professor de Física da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Minesota James Kakalios, um apaixonado pela graphic novel que conseguiu um lugar na produção de Zack Snyder como consultor técnico e ajudou a dar ao filme toda a realidade que ele precisava.
  • Watchmen: Arquivos em vídeo (HD - 36min12s)

    Reunião de todos os webisódios que a produção ia soltando de tempos em tempos para manter ligada a atenção dos fãs.



  • Clipe de "Desolution Row", do My Chemical Romance (HD - 3min17s)
    Acho que é auto-explicativo, né?

Esses vídeos todos são uma aula tanto sobre a HQ e sua importância quanto sobre a produção do filme. Uma coisa, porém, me desagradou. Na ânsia de mostrar o tempo todo como o longa-metragem é fiel aos quadrinhos e quis homenageá-lo, os featurettes têm muitos cortes rápidos, ricocheteando entre entrevistados e cenas e inundando o espectador de informações, tudo isso recheado de tomadas do filme idênticas às desenhadas por Gibbons. É o pecado do "gula" por informação. Os fominhas que se cuidem!

Leia tudo sobre Watchmen no nosso Especial

Watchmen - O Filme
Watchmen
Watchmen - O Filme
Watchmen

Ano: 2009

País: Reino Unido/EUA

Classificação: 18 anos

Duração: 163 min

Direção: Zack Snyder

Elenco: Malin Akerman, Billy Crudup, Carla Gugino, Jeffrey Dean Morgan, Patrick Wilson, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Rob LaBelle, Gary Houston, James M. Connor, Mary Ann Burger, John Shaw, Robert Wisden, Jerry Wasserman, Don Thompson, Frank Novak, Sean Allan, Ron Fassler, Stephanie Belding, Chris Burns, Nhi Do, Walter Addison, Tony Ali, Alison Araya, Greg Armstrong-Morris, Tony Bardach

Nota do Crítico
Excelente!