Francesca Annis com semblante sério em Duna

Créditos da imagem: Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Duna | Francesca Annis comenta versão de David Lynch

Atriz diz que interferência do produtor Dino De Laurentiis prejudicou o filme

Nico Garófalo
01.09.2021
20h19

Duna está prestes a retornar ao cinema, com uma estreia programada para 14 de outubro. Essa, no entanto, não é a primeira versão a chegar às telonas. Em 1984, David Lynch comandou uma adaptação fracassada do livro de Frank Herbert. 37 anos depois, Francesca Annis, a Lady Jessica da produção, disse que foi a intervenção constante do produtor Dino De Laurentiis que prejudicou o longa. “Se [Lynch] pudesse fazer o filme que queria, teria sido brilhante”.

Dino já estava pensando nas vendas de home-video”, lembrou a atriz à Deadline. “David queria filmar cenas bem escuras, com o subterrâneo bem sombrio e sinistro, mas Dino não deixava”, contou Annis, que afirmou que Lynch provavelmente não fez o filme que queria.

Segundo a atriz, não havia qualquer animosidade entre Lynch e Di Laurentiis, embora o produtor fosse extremamente controlador, a ponto de não deixar o cineasta mostrar o roteiro de Veludo Azul para Annis. “Ele disse ‘esse roteiro não é para a Francesca, ela não faz o tipo’”.

Annis concluiu lembrando o momento exato em que percebeu que Duna estava “em apuros”. “Assim que a Princesa Irulan começa a narração explicando a história no começo, pensei ‘esse filme está em apuros’. Qualquer produção hollywoodiana que precise se explicar em detalhes no começo terá problemas”.

Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

Duna estreia em 14 de outubro nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar 35 dias depois para o catálogo da HBO Max.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.