Dragon Ball Z Kakarot

Créditos da imagem: Bandai Namco/Divulgação

Games

Artigo

Jogamos: Dragon Ball Daima perde seu charme em adaptação para os games

Anime é relançado como DLC do RPG Dragon Ball Z: Kakarot; jogamos a primeira parte

Omelete
3 min de leitura
17.07.2025, às 18H37.

O anime de Dragon Ball Daima se encerrou em fevereiro, mas sua história ganhou uma nova vida em formato diferente. O último trabalho de Akira Toriyama (1955-2024) com a franquia agora também pode ser conferido nos games, mas sua adaptação perde boa parte do charme no processo.

A história da animação é adaptada em Dragon Ball Z: Kakarot, RPG originalmente lançado em 2020. O jogo original primou pela qualidade de adaptação de Dragon Ball Z, tanto nas animações quanto no desafio de transpor o mundo de Goku e seus amigos, com um competente trabalho do estúdio CyberConnect2, que ganhou fama pelos jogos de Naruto desde os anos 2000.

Depois de seu lançamento, Kakarot serviu de base para que outros pontos da linha do tempo de Dragon Ball ganhassem uma versão interativa, como os filmes que adaptam as primeiras sagas de Dragon Ball Super, a saga dos Androides no futuro alternativo de Trunks, ou até mesmo o conflito final do Dragon Ball clássico entre Goku e Piccolo Daimaoh.

Cinco anos depois, Kakarot ainda segue servindo como essa base, mas a expansão de Daima mostra que o gás do jogo já acabou faz tempo, ainda que a Bandai Namco ainda queira extrair até a última gota deste RPG. A DLC, intitulada "-DAIMA- Aventura pelo Reino dos Demônios", será dividida em duas partes, com a primeira chegando nesta quinta-feira (17).

00:00/08:56
Truvid
auto skip

O primeiro capítulo adapta todos os acontecimentos do Terceiro Reino dos Demônios, o ponto de entrada de Goku, Kaioshin e seus amigos após serem transformados em crianças por Gomah, sucessor de Dabura como comandante do mundo demoníaco.

O mundo, no entanto, passa longe do mapa expansivo visto no Dragon Ball Z Kakarot original, limitando-se a recriar as áreas em que o grupo passa nos primeiros episódios do anime com pouco espaço para conteúdo inédito, que se limita a o quarto da princesa Panzy, uma das protagonistas da temporada, e algumas missões paralelas que dão pequenos contextos a um mundo que já foi apresentado.

Até mesmo os pontos mais altos de Kakarot, em seu tratamento mais atencioso aos detalhes na hora de retratar alguns combates ou momentos-chave, perderam um pouco do seu brilho, já que quase não há esse tipo de momento, denotando os valores de produção menores que a expansão provavelmente teve em relação ao jogo base. Momentos como o conflito contra o Tamagami #3 ou o tira-teima entre Goku e Glorio tem a qualidade que você imagina, mas o que acontece entre esses momentos lembra momentos menos inspirados de jogos de anime.

A expansão de Dragon Ball Daima é feita para ser jogada por quem já completou a aventura original, mas coloca os jogadores em um mundo à parte, com o pequeno Goku no nível 50. A progressão separada dá ao DLC a mesma curva de dificuldade paradoxal do jogo base, em que os saltos de poder obtidos pelo saiyajin fazem com que as lutas percam boa parte de seu desafio, mesmo com chefes que, em teoria, deveriam ser cada vez mais fortes.

O DLC tenta compensar parte desse problema em algumas das lutas, em especial contra Glorio e o Tamagami #3, em que os inimigos têm sequências em energia máxima na qual alternam entre golpes físicos e danos em área que te obrigam a se movimentar pelo cenário e se defender. Mas isso é facilmente contornável quando se desbloqueia o primeiro nível de habilidades de Goku.

Por ser um jogo mais focado em adaptar o que há de especial em Dragon Ball Z, Kakarot acaba não fazendo jus ao humor e o espírito aventuresco de Dragon Ball Daima, retratado em uma expansão que dá para o gasto nos games e nada mais.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.