Goku ao longo da franquia Dragon Ball

Séries e TV

Lista

Dragon Ball | Relembre a evolução de Goku ao longo da saga

Herói evoluiu de um garoto super forte a Deus Super Saiyajin

Gabriel Avila
09.05.2021
15h30

O dia 9 de maio é uma data muito importante para os fãs de Dragon Ball. Em primeiro lugar é comemorado o Goku Day, data definida pois, em japonês, os números - cinco, Go e nove, Kyuu - soam como o nome do herói. Já os fãs mais antigos vão lembrar que este é também o Dia do Piccolo, quando o tirano Piccolo Daimaoh instaura um macabro feriado onde anualmente destruiria uma cidade para “celebrar” sua dominação mundial.

Para comemorar a data dupla, reunimos abaixo a trajetória de evolução de Goku ao longo da saga Dragon Ball. Relembre como o Guerreiro Z passou de um garoto super forte a um verdadeiro Deus Super Saiyajin:

O início

Logo no início de Dragon Ball é possível ver que Goku já era um garotinho diferenciado. No primeiro volume do mangá, ele demonstra super força ao levantar um carro e até invulnerabilidade ao tomar tiros e machadadas na cabeça quase sem sentir dor. O menino com cauda de macaco também já tinha uma noção básica de lutas, especialmente com o uso de seu bastão mágico.

Treinamento com Mestre Kame

Um ponto importante para o Goku se tornar um dos maiores guerreiros da Terra foi o treinamento com o Mestre Kame. Depois de driblar a resistência do ancião, que não queria novos aprendizes, tanto o pequeno Saiyajin quanto o Kuririn foram aceitos como discípulos da casa Kame.

Curiosamente, o treinamento foi pouco ortodoxo. Entre as tarefas estavam: buscar uma pedra em uma floresta gigante, entregar leite pela cidade, arar terra com as próprias mãos, trabalhar em um canteiro de obras e até nadar com tubarões. O resultado desse trabalho duro foi visto no primeiro torneio em que a dupla - e seu mestre disfarçado - participa. Além de mais forte e atento, Goku está também mais rápido e consegue executar o Nijuu Zanzouken, habilidade em que se move tão rápido que dá a impressão de estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Kamehameha

O mais clássico golpe de Son Goku é, sem dúvidas, o Kamehameha. O movimento é apresentado primeiro pelo Mestre Kame, que usa esse poder para apagar um incêndio no Monte Frigideira, onde moravam a Chichi e seu pai Rei Cutelo. Impressionado, Goku tenta imitar a habilidade de seu mestre até conseguir executar uma versão mais fraca do Kamehameha, que acaba amassando a lataria de um carro.

A primeira vez que o Goku consegue realizar um Kamehameha de respeito foi durante o primeiro torneio de artes marciais que participa. Em uma luta contra Jackie Chun (que na verdade era um disfarce do Mestre Kame), o garoto devolve o golpe para seu mestre, que fica impressionado com a força que seu pupilo alcançou.

Oozaru, o macaco gigante

No início da saga Dragon Ball, Goku tinha uma condição aterrorizante: quando olhava para a lua, o garotinho se transformava em Oozaru, um macaco gigante e descontrolado. Tecnicamente, ele virou o monstro pela primeira vez antes dos eventos de Dragon Ball, quando matou seu avô por acidente.

Já durante a história, a mudança ocorre quando o bando de Pilaf aprisiona Goku e seus amigos em uma cela com teto de vidro. Após se transformar na fera, ele volta ao normal quando Yamcha segura sua cauda para Pual - transformado em uma tesoura - cortar sua cauda de macaco. Ela volta a crescer e Goku novamente se transforma em monstro durante o segundo torneio que participa, quando leva o Mestre Kame (novamente disfarçado como Jackie Chun) a destruir a lua com um Kamehameha.

Treinamento com o Mestre Karin

Além de colecionar amigos e adversários, Goku também aprendeu com muitos mestres. Após o Mestre Kame, foi a vez de se fortalecer com o Mestre Karin, que mora em uma torre que fica acima dos céus. O menino busca a ajuda do gato para conseguir lutar contra Tao Pai Pai, assassino contratado pela empresa Red Ribbon para coletar as Esferas do Dragão.

Após subir a torre, Karin oferece a Goku uma água sagrada capaz de dar superforça. A única condição, é que ele teria de roubar a garrafa de seu mestre, que usou toda a sua velocidade e agilidade para tornar a tarefa impossível. Quando Goku finalmente consegue, ele descobre que na verdade a jarra continha água normal, e na verdade, o que o tornou forte foi o esforço utilizado para roubar o frasco. O treino dá certo e o pequeno derrota não apenas Tao Pai Pai, como destrói uma base da Red Ribbon.

Kaioken e Genki Dama

Após se sacrificar para que Piccolo matasse seu maligno irmão Raditz, Goku aproveita seu ano no mundo dos mortos para treinar com o Kaioh do Norte. Com o deus, ele aprende duas habilidades importantes: o Kaioken e a Genki Dama.

O primeiro é o nome de uma técnica para ampliar o Ki, algo que amplia em muitas vezes a força e a velocidade do Saiyajin. Já a segunda é a habilidade de manipular a energia para a criação de uma esfera de poder com uma alta capacidade destrutiva. Ambos foram usados por Goku em sua primeira batalha contra Vegeta, mas a Genki Dama é mais lembrada pela na saga de Majin Boo. Já o Kaioken acabou esquecido por conta das próximas transformações de Goku.

Super Saiyajin

Essa mora no coração de todos os fãs de Dragon Ball. Durante a saga de Freeza, o Goku se transforma em Super Saiyajin pela primeira vez. Icônico, o momento é a concretização de uma velha lenda que os Saiyajins poderiam expandir seus poderes até se transformar em uma versão mais forte de si mesmos. Goku atinge esse nível ao ficar cego pelo ódio após Freeza assassinar Kuririn a sangue frio. Ele então se concentra e chega ao nível que permite que a luta seja de igual para igual.

Super Saiyajin 2

Durante a saga de Cell, descobrimos que é possível evoluir ainda como Super Saiyajin. Em outro momento icônico, Gohan atinge esse nível após o vilão matar o Andróide 16. Também guiado pela raiva, ele derrota Cell com a ajuda de Vegeta e o apoio de Goku, que estava morto a essa altura. Por estar no além, Goku só vira Super Saiyajin 2 durante a saga de Majin Boo.

Ele pede permissão para vir para a Terra e participar de um torneio de artes marciais, o que acaba não acontecendo porque precisa ajudar o Kaioshin do Leste a impedir o mago Babidi de ressuscitar o maligno Majin Boo. As coisas se complicam quando Vegeta aceita receber os poderes dos vilões para se tornar forte o bastante e finalmente ter a revanche contra Goku, a quem considerava inferior. Para se igualar ao Príncipe dos Saiyajins, Kakaroto finalmente se transforma em Super Saiyajin 2 antes de uma das mais memoráveis lutas de Dragon Ball.

Super Saiyajin 3

A transformação final de Goku em Dragon Ball Z foi o celebrado Super Saiyajin 3. Utilizando seus últimos momentos na Terra, o herói atinge um novo nível de poder para ganhar tempo em uma luta contra Majin Boo. Mesmo em um combate curto, já que o SSJ3 consome muito de sua energia, deu para ver a extensão desse poder - que ainda foi replicado por outros combatentes como, Gotenks, a fusão entre Goten e Trunks.

Super Saiyajin Vermelho (Deus Super Saiyajin)

Após o final de Dragon Ball Z, a saga ganhou sequência em filmes e no anime Dragon Ball GT. Porém, todos foram desconsiderados até o lançamento dos longas Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses e A Ressurreição de Freeza, que inspiraram a criação de Dragon Ball Super, uma nova série contando as aventuras de Goku e seus amigos. Tanto o mangá quanto o anime tiveram arcos iniciais que recontam as histórias dos longas, e neles o herói já atinge duas transformações diferentes.

A primeira é o Deus Super Saiyajin, apelidado de Super Saiyajin Vermelho. Assim como o SSJ original, essa evolução era tratada como uma lenda, em que seria preciso um ritual que unisse cinco Saiyajins para possibilitar que o sexto atingisse o nível de Deus. Essa cerimônia é realizada como último recurso contra Bills, o Deus da Destruição e reúne Vegeta, Trunks, Goten, Gohan e Videl, que estava grávida de seu esposo, e portanto trazia um pequeno Saiyajin em seu ventre.

Super Saiyajin Azul (Super Saiyajin Deus Super Saiyajin)

E é claro que o Super Saiyajin Vermelho não seria o suficiente, então Goku chega ao patamar de Super Saiyajin Deus Super Saiyajin - que para efeitos práticos foi apelidado de Super Saiyajin Azul. Ele atinge essa forma para poder combater Freeza, vilão que retornou mais forte com a evolução de Freeza Dourado. Em termos práticos, essa nova transformação basicamente amplia os poderes de Goku, que com o auxílio de Vegeta consegue derrotar o vilão.

Essa transformação ganhou um upgrade durante as sagas do Goku Black e no Torneio do Poder, quando Goku - e depois Vegeta - combina o Super Saiyajin Azul com a técnica do Kaio-Ken.

Instinto Superior

Por fim, a mais recente transformação de Goku em Dragon Ball Super foi o Instinto Superior. Visualmente, essa nova evolução deixa o combatente com cabelo e aura prateadas, já em combate ela permite que cada parte de seu corpo aja de forma quase automática - realmente por instinto. O Saiyajin chega a esse nível durante o Torneio do Poder, momento em que todo o treinamento com o anjo Whis fez efeito.

Bônus: Super Saiyajin 4

Talvez você tenha sentido falta do Super Saiyajin 4. Pois bem, essa transformação não entrou na lista por ter sido desconsiderada do cânone oficial da franquia. Isso porque ela ocorre em Dragon Ball GT, anime que não conta como oficial na saga dos Guerreiros Z. Ainda assim, decidimos relembrar aqui como um “bônus”, já que esse momento fez parte da infância e juventude de muitos de nós.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.