Filmes

Artigo

Como Akira Toriyama transformou Goku na sua versão do Superman

Dragon Ball Super: Broly reforça ainda mais a ligação entre os personagens

Gabriel Avila
18.10.2018
16h19

É difícil mensurar o impacto de Dragon Ball para a indústria dos mangás. Com uma trama repleta de comédia, vilões icônicos e ação, o título se torna ainda mais cativante pelo carisma de seu protagonista. Son Goku é um herói de bom coração que está sempre fazendo amigos e superando seus limites enquanto protege o mundo das maiores ameaças. No início da jornada em busca das esferas do dragão, Goku e sua turma eram escancaradamente baseados no conto chinês Jornada ao Oeste, mas no decorrer da trama diversas outras influências foram somadas, sendo o Superman uma das maiores. A similaridade nas jornadas do Homem de Aço e do Saiyajin promete chegar ao ápice em Dragon Ball Super: Broly, que em seu segundo trailer (veja aqui) já mostrou que os heróis têm muito em comum.

Superman e Goku
DC Comics/Reprodução; Panini/Reprodução

Quando Dragon Ball estreou em 1984, seu autor Akira Toriyama já era um grande nome na indústria. Dr. Slump, sua série anterior, havia quebrado recordes de venda e virado um anime de sucesso, então Toriyama decidiu que seu projeto seguinte seria um mangá voltado para artes marciais. Influenciado pelos filmes de Jackie Chan, lançou uma história curta chamada "Dragon Boy", que tinha similaridades com a saga de Goku, mas não passava de uma aventura descompromissada. Um ano depois, Dragon Ball chegava às lojas de todo o Japão. O resto é história.

Dragon Boy

Página do mangá Dragon Boy

Reprodução

No início, o intuito de Toriyama era criar uma narrativa que combinasse a comédia, gênero que dominava, com a ação que tanto gostava de assistir no cinema. Como principal influência para o novo título, o autor adotou Jornada ao Oeste, uma fábula folclórica chinesa que tem entre seus protagonistas Sun Wukong, o rei macaco, que tinha uma força enorme, poder de caminhar sobre as nuvens e utilizava um bastão mágico como arma, as principais características de Goku na primeira parte da história. Com o avançar da trama, a comédia em Dragon Ball vai sendo deixada de lado e a ação ganha mais destaque, e é nesse momento em que a origem de Goku começa a ser revelada e as similaridades com o Superman surgem.

Pouco da história de Goku é contada até o início de Dragon Ball Z, a segunda fase do mangá, quando seu maligno irmão Raditz chega à Terra e explica ao garoto que eles são os últimos Saiyajins, sobreviventes de uma raça alienígena em extinção. Uma premissa muito próxima do Superman, um garoto com habilidades extraordinárias que cresce no interior do Kansas como Clark Kent, mas descobre na adolescência que na verdade vêm de Krypton. Os dois heróis compartilham também o fato de ter outras identidades em seus planetas natais, sendo Kal-El o nome de batismo do Superman e Kakarotto o de Goku. Até mesmo um grande nêmesis vindo de seus lares originais é uma característica em comum, afinal se o Superman deve se preocupar com o General Zod, Kakarotto deve deter Vegeta, o orgulhoso príncipe da raça Saiyajin.

A similaridade entre os personagens voltou a chamar atenção após o lançamento do segundo trailer de Dragon Ball Super: Broly, o novo filme da franquia. Enquanto no mangá Raditz conta que seu irmão foi mandado à Terra com o objetivo de escravizar o planeta, o vídeo mostra um flashback onde o Planeta Vegeta está sendo atacado pelo vilão Freeza. Para salvar Goku, seu pai Bardock o coloca em uma nave com destino à Terra para que ele possa sobreviver. Essa cena foi retirada do mangá Jaco - O Patrulheiro Galático, um dos últimos trabalhos de Akira Toriyama, que se passa anos antes de Dragon Ball. Em poucos minutos, a cena acaba com qualquer dúvida sobre a influência do herói da DC Comics na trajetória do Saiyajin. Agora Goku é um sobrevivente, não um vilão que deu errado.

Goku
Dragon Ball/Reprodução

Embora admita não ter lido muito sobre o Superman, Akira Toriyama já havia feito uma paródia com o herói em Dr. Slump, mas sua versão, chamada Suppaman, é um paladino da justiça mais atrapalhado do que heróico. Ao pegar emprestado diversas referências na cultura pop e incorporar em sua obra de forma original, o mestre Toriyama garante a longevidade desse universo que atravessa gerações e conquista novos fãs há mais de trinta anos.

Jaco - O Patrulheiro Galático

Página que conta a origem de Goku em de Jaco - O Patrulheiro Galático.

Reprodução
Suppaman

Suppaman em Dr. Slump.

Reprodução