Kamehameha

Créditos da imagem: Toei/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Dragon Ball Z | Conheça o homem que inspirou o nome Kamehameha

Conquistador do Havaí é um dos nomes mais importantes do arquipélago

Fábio de Souza Gomes
26.04.2019
18h47
Atualizada em
26.04.2019
19h01
Atualizada em 26.04.2019 às 19h01

Dragon Ball Z fez com que o golpe Kamehameha se tornasse um dos mais famosos da história da cultura pop. O que poucos sabem é que o golpe popularizado por Goku foi inspirado em um conquistador de mesmo nome que comandou as Ilhas Havaianas em 1810.

Kamehameha

Antes de fazer parte dos EUA, o Havaí foi um reino independente comandado por Kamehameha I. Ao longo de sua vida, ele conquistou cada uma das ilhas que formam o arquipélago e, após sua morte, seu filho assumiu e passou a usar o nome Kamehameha II – um homem que chegou a visitar o Brasil em 1824.

A dinastia durou até a quinta geração, quando Kamehameha V morreu sem deixar filhos. Com isso, o Reino entrou em uma crise e, eventualmente, o arquipélago acabou sendo anexado pelos Estados Unidos. A importância de Kamehamha I é tão grande que a ilha conta com uma estátua no local e sua lenda é conhecida por muitos turistas. Um deles, por acaso, era esposa de Akira Toryama.

Quando criou Dragon Ball, Toryama estava com dificuldade em encontrar um nome interessante para o golpe criado pelo Mestre Kame. “Estava pensando se havia alguma coisa interessante, algo que fosse tipo ‘alguma coisa-alguma coisa-Há’, então minha esposa na época disse como brincadeira: ‘Kamehameha seria legal, não seria?’. Então usei. Claro que foi inspirado no Rei Kamehameha”, afirmou para um guia de Dragon Ball publicado no Japão (leia a entrevista em inglês).

Dragon Ball Z comemorou recentemente 30 anos e, atualmente, o Kamehameha é conhecido mundialmente como um dos principais golpes da animação.