Filmes

Notícia

Primeiro curta de Mickey Mouse cai em domínio público hoje, dia 1º

Imagem do rato em sua primeira aparição está liberada

Omelete
1 min de leitura
01.01.2024, às 16H30.
Atualizada em 02.01.2024, ÀS 09H13

O primeiro dia de 2024 marca a liberação de uso da imagem de Mickey Mouse como apareceu em seu primeiro curta, Steamboat Willieque completa 95 anos este ano. A partir de agora, o visual original do rato — e apenas este — pode ser usado em diferentes produções, sem restrições. Isso quer dizer que a imagem mais tradicional e moderna do rato segue protegida pela Disney, mas que a versão de Steamboat Willie pode ser usada, replicada e até vendida. 

Desta forma, haverá menos formas de se explorar o personagem do que com o Ursinho Pooh, por exemplo. Uma versão com Mickey Mouse do terror Ursinho Pooh: Sangue e Mel é mais difícil de sair do papel. Segundo o professor Justin Hughes, especialista em direitos autorais, será necessário cautela para que nenhuma adaptação crie contestações legítimas da Disney sobre infringimento de direitos autorais.

O que segue proibido também, protegido pelas leis de propriedade intelectual, é o uso da imagem de Mickey de modo que engane consumidores a pensar que um produto foi produzido ou patrocinado pela Disney [via NPR].

Até hoje, a Walt Disney fez esforços para impedir a liberação do Mickey original, incluindo em 1976 e em 1998, para prolongar a propriedade sobre a imagem de Steamboat Willie. Em 2009, no entanto, a empresa até disponibilizou o curta gratuitamente no YouTube (veja acima).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.