Disney retira aviso de filmes e altera políticas de diversidade
Mudanças já haviam sido previstas por Bob Iger, presidente da empresa
A Disney anunciou alterações impactantes em suas políticas de diversidade e avisos de gatilhos em filmes. Agora, todo o departamento de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa será afetado para que o foco seja redirecionado em "resultados comerciais".
Antes da mudança, a Disney exibia avisos, por exemplo, contextualizando sobre estereótipos racistas em filmes antigos, como Dumbo. Agora, a companhia emitirá um comunicado mais enxuto, que afirma apenas que a obra pode conter “estereótipos ou representações negativas”. Além disso, as políticas internas para promover diversidade e igualdade, que norteavam as produções para cinema e streaming, também foram alteradas.
A Disney não foi a primeira empresa a fazer essa transição. Após a posse do presidente Donald Trump, diversas gigantes de variados mercados tomaram esse posicionamento, como Google, Meta, Amazon, McDonald's, Ford, Harley-Davidson e mais. Vale lembrar ainda que Bob Iger, presidente da Walt Disney Company, já havia afirmado em 2024 que desejava "frear" as mudanças sobre políticas de representatividade e inclusão da empresa.
A novidade altera principalmente as produções do Disney+, o streaming da empresa. Desde 2020, diversas empresas americanas ampliaram seus programas de inclusão em resposta tanto à demanda da população americana, quanto aos crescentes casos de violência policial, como foi no assassinato de George Floyd, que mobilizou o país. Entretanto, ao que parece, a maioria destas grandes empresas está voltando atrás na decisão.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários