Depois do sucesso da primeira temporada, Xógum - A Gloriosa Saga do Japão foi renovada para a 2ª e 3ª temporadas. Mas existe um grande problema para o desenvolvimento destes novos anos: a falta do material base. A primeira temporada foi baseada no romance de James Clavell, e inspirada em eventos reais da história do Japão.
Em entrevista à Variety, o protagonista Hiroyuki Sanada, que vai retornar como Lord Toranaga na sequência da série, afirmou que, apesar de não terem mais o livro para tomar como base, ele sabe que os roteiristas vão saber lidar com as adversidades:
"A liberdade está lá... Espero que nossos roteiristas aproveitem a liberdade e respeitem o romance, é claro".
Apesar a históra do livro ter acabado, os personagens centrais de Xógun foram baseados em figuras históricas reais do Japão, com Toranaga sendo uma versão ficcionalizada do Lord Ieyasu Tokugawa, o fundador do xogunato Tokugawa do Japão, que governou por mais de dois séculos durante um dos grandes períodos de unificação do país. E essa figura central enfrentou muitas adversidades durante seu tempo no poder, dando multiplas oportunidades para novas tramas no show. Sobre a inspiração real para o personagem que interpreta, Sanada comentou:
"Ele se tornou meu herói, porque parou o período de guerra e criou uma era de paz por cerca de 260 anos".
Xógum - A Gloriosa Saga do Japão segue com sua primeira temporada disponível para streaming no Disney+.