Séries e TV

Lista

Demolidor | 8 detalhes para prestar atenção no trailer da 3ª temporada

Série retorna em 19 de outubro

Rafael Gonzaga
04.10.2018
17h00
Atualizada em
04.10.2018
17h59
Atualizada em 04.10.2018 às 17h59

Netflix divulgou um trailer completo da terceira temporada de Demolidor - confira aqui - e a prévia revelou diversas conexões com alguns dos quadrinhos mais icônicos do herói de Hell's Kitchen.

De acordo com a sinopse oficial, a nova temporada acompanhará Matt Murdock (Charlie Cox) que, após estar desaparecido por meses, ressurge como um homem arruinado, colocando em questão seu futuro tanto como o vigilante Demolidor, quanto como o advogado Murdock. Nesse meio tempo, Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) é solto da prisão e começa uma cruzada contra a reputação do herói. Confira alguns detalhes que não podem passar despercebidos no trailer do novo ano:

A Queda de Matt Murdock

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

O trailer traz vários elementos do arco criado por Frank Miller e David Mazzucchelli. Nos quadrinhos originais, o Rei do Crime descobre a identidade secreta do Demolidor e coloca em prática um plano para destruir Matt Murdock. Pelo que o trailer indica, parte da trama será baseada em Wilson Fisk se articulando para derrubar o protetor de Hell’s Kitchen. Além disso, a história em quadrinhos de 1986 traz um embate entre Murdock e o falso Demolidor, algo que, como a última cena do trailer indica, acontecerá também na série.

Vale lembrar que a trama de Miller e Mazzucchelli começou a ser referenciada já no fim de Os Defensores, quando foi introduzida a freira Maggie na cena em que o Demolidor aparece cheio de machucados e curativos deitado em um lugar que se assemelha a uma igreja.

Diabo da Guarda

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

Há outras referências aos quadrinhos no trailer que vão além de A Queda de Matt Murdock. A prévia traz alguns elementos de Diabo da Guarda, lançadas em 1998 por Kevin Smith e Joe Quesada. A trama gira em torno de Murdock buscando a mãe de uma criança que foi abandonada com ele - no processo, ele é contatado por um idoso chamado Nicholas Macabres, que afirma que a criança é o anticristo e que deixa com Matt um pequeno crucifixo como o que é visto no trailer. Além disso, nessa trama, há um momento em que o Mercenário, contratado por Macabres, vai até a igreja de Maggie e realiza um verdadeiro massacre - semelhante à cena do trailer em que o falso Demolidor invade o local sagrado de forma bastante violenta.

Mercenário vem aí

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

Ainda que a terceira temporada gire primordialmente em torno do conflito entre Matt Murdock e Wilson Fisk, há mais problemas para o defensor de Hell’s Kitchen. No final do trailer, o herói cego se depara com outra pessoa vestindo sua máscara e assumindo sua identidade para, dessa forma, manchar sua reputação. Tudo indica que a pessoa por trás da máscara seja ninguém menos que o vilão Mercenário, que a Netflix confirmou que estará na terceira temporada - sua mira perfeita, desafiada só pelos sentidos aguçados de Murdock, ficam mais evidentes na cena em que o vilão atira o bastão no herói, que intercepta o objeto. Wilson Bethel já foi confirmado como o intérprete de Benjamin Poindexter, nome do Mercenário  no Universo Ultimate dos quadrinhos.

Wilson Fisk poderoso

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

Simultaneamente ao plano de destruir a reputação de Matt Murdock, Wilson Fisk estará reconstruindo sua própria imagem como um homem recuperado - tudo não passará, é claro, de um blefe do vilão. Vale pontuar que o trailer mostra que será exatamente difícil para Fisk recuperar a credibilidade - resta saber até onde ele irá nessa caminhada pelo apreço público.

Em quadrinhos recentes, de 2017, por exemplo, após o Rei do Crime conquistar o público fazendo supostas boas ações durante os eventos do arco Secret Empire, ele chegou a se tornar prefeito de Nova York. Nessa fase, Wilson Fisk, que antes operava na clandestinidade, passou a ter a cidade ao seu lado enquanto o Demolidor, por sua vez, se tornou o fora-da-lei - algo semelhante ao que é visto no trailer.

Karen Page e Nelson Foggy

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

A dupla formada pela jornalista investigativa e pelo melhor amigo de Murdock não aparece muito no trailer - há um momento, contudo, em que os dois estão juntos, em um abraço carregado de tensão. Vale lembrar que tanto Deborah Ann Woll quanto Elden Henson já falaram em entrevistas que as coisas não serão muito fáceis nos novos episódios, parte pela sensação de perda de Murdock, parte pela decepção quando descobrirem que o amigo optou por não contar imediatamente a eles sobre ter sobrevivido.

"Se você acha que um dos seus melhores amigos estava morto e descobre depois que ele decidiu não te contar que ele sobreviveu, você provavelmente não lidaria bem com isso”, disse Erik Olsen, showrunner de Demolidor, em entrevista.

Uniforme antigo

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

Uma coisa que chamou a atenção também na prévia foi a decisão de Matt Murdock em voltar ao uniforme escuro da primeira temporada. Em entrevista, o próprio ator Charlie Cox falou sobre o retorno às origens. “Quando fizemos a transição para o traje vermelho no final da primeira temporada, o que fez sentido para mim foi a conversa que Matt teve com o Lantom, onde ele diz: 'às vezes é importante que haja um símbolo a ser temido'. Isso os mantém na linha, permite que eles lembrem por que eles se comportam de maneira moral. Esse foi o ímpeto para Matt ir e abraçar este símbolo, este traje vermelho icônico. Matt, por várias razões, já não se sente como se merecesse. É quase como se ele tivesse perdido esse privilégio”, disse o ator.

Easter egg de Luke Cage

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

O trailer da nova temporada de Demolidor não traz Claire Temple (Rosario Dawson) ou Misty Knight (Simone Missick), ou nenhuma outra figurinha que constantemente circula pelas séries da Marvel na Netflix, mas traz uma breve aparição de um rosto conhecido. Na cena em que Wilson Fisk é visto sendo recepcionado em uma festa, ele está ao lado de ninguém menos que Rosalie Carbone (Annabella Sciorra), uma rainha do crime inteligente, impiedosa e que foi introduzida no Harlem de Luke Cage durante a segunda temporada solo do herói.

Apesar desse pequeno elo, vale pontuar que Erik Olsen, showrunner de Demolidor, declarou que essa temporada do Demônio de Hell’s Kitchen não terá grandes conexões com as demais séries do universo compartilhado.

Caminho difícil

Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix
Cena do trailer de Demolidor/ Reprodução/ Netflix

A segunda temporada de Demolidor girou em torno de Matt Murdock repensar seu papel como executor de criminosos - enquanto outros personagens, como o próprio Justiceiro (Jon Bernthal), insistiam que a única forma de acabar com o mal é eliminando o problema pela raiz, o herói cego refletia sobre ser ou não louvável sentenciar os malfeitores à pena de morte. Contudo, parece que em seu terceiro ano a questão estará mais clara na cabeça de Murdock e suas inclinações o levarão para a via da violência. Como o próprio protagonista deixa claro na prévia, "a escuridão só responde à escuridão". Parece que Wilson Fisk - e o Mercenário - terão problemas se esperarem algum tipo de piedade do herói revoltado em confrontos frente à frente.