Filmes

Entrevista

Cineasta fala sobre animação em homenagem aos 35 de De Volta Para o Futuro

Neto Rodrigues recriou icônica cena em que Marty McFly encontra seu pai disfarçado como “Darth Vader”

Gabriel Avila e Nicolaos Garófalo
23.10.2020
21h58

Um dos filmes mais influentes de todos os tempos, De Volta Para o Futuro completa 35 anos em 2020 e, para celebrar, a Universal contratou diversos animadores para recriar diferentes cenas do longa. Entre eles está o brasileiro Neto Rodrigues. Fã de longa data da franquia, o cineasta aproveitou a abertura do estúdio e enviou seu projeto para homenagear o longa de Robert Zemeckis.

Como estava começando a fazer algumas pequenas animações em stop motion, escrevi todo um tratamento e enviei a eles”, disse Rodrigues, que contou com a ajuda da esposa, Gabriela Fromme, para dar vida a Marty McFly na cena em que ele confronta seu pai, George, disfarçado como “Darth Vader” e com uma cassete do Van Halen.

Ver essa foto no Instagram

Este ano, quando comecei a fazer as minhas primeiras experiências com stop motion, nunca imaginei que em tão pouco tempo eu teria a maravilhosa oportunidade em poder fazer uma animação sobre o meu filme preferido, e tudo com o aval da própria @universalpictures . Em comemoração aos 35 anos do filme De Volta para o Futuro, 8 animadores ao redor do mundo, cada um com seu estilo próprio, foram selecionados para recriar em 30 segundos, uma cena específica do filme. E nós, como únicos representantes do Brasil, tivemos a chance de fazer a nossa própria releitura da cena em que Marty McFly se disfarça de “Darth Vader” e invade o quarto do seu futuro pai. Ao lado do time dos meus sonhos, conseguimos finalizar todas as etapas em 2 meses de produção (sim, stop motion é uma técnica que necessita de muita paciência). A pós-produção e os incríveis bonecos em amigurumi (nossos atores!) foram criados pela mais que talentosa @guebis 💚 (sou apaixonado tanto por ela quanto pelos bonecos!). A @superlowena arrasou (destruiu mesmo!) na criação do cenário e de todos os itens e adereços que vemos na animação - e os detalhes deles, vendo de perto, são ainda mais incríveis. O @cassio_oliveiraa foi o responsável por todas as artes que vemos espalhadas pelo cenário (e que cuidado com as releituras, a capa da revista é sensacional e é a minha favorita!). E, fechando a equipe, @guiazem criou todos os sons, músicas e vozes (!) que ouvimos na obra, abrilhantando e dando ainda mais vida ao projeto final. Só amores por essa equipe. 🥰 A animação está sendo divulgada, além das redes sociais da Universal Studios (Back to the Future), também nos comerciais do SYFY Channel, promovendo a comemoração e os novos produtos lançados que são relacionados ao filme. Espero que gostem, assim como curti demais em produzi-lo! #BTTF35 #bttf #backtothefuture #stopmotion #stopmotionanimation #stopmolovers #stopmoloversclub #stopmotionvideo #stopmo #stopmotionfilm #stopmotionstudio #stopmotionlovers #stopmotionart #filmmaker #filmmaking #animation #dragonframe #greatscott #martymcfly #docbrown #vanhalen #darthvader #vulcan #amigurumi #crochet #amigurumibrasil

Uma publicação compartilhada por Neto Rodrigues (@netoaimar) em

“De Volta para o Futuro sempre esteve presente ao longo da minha vida. Eu assistia quando garoto, quando adolescente e continuo assistindo até hoje, e o considero um dos grandes responsáveis em definir o meu gosto pelo cinema”, lembra o cineasta, que disse que quanto mais assistia ao clássico, “mais eu percebia o quão bem desenvolvido ele era (seja em seu roteiro, em suas atuações, em sua trilha sonora, etc). É um filme que, para mim, nunca perde o seu encanto”.

O trecho recriado por Rodrigues, em parceria com Fromme, Lowena Elmadjian, Cássio Oliveira e Guilherme Azem, foi transmitido pela emissora norte-americana SyFy durante uma maratona da trilogia na última quarta-feira (21), junto com o trabalho de outros sete artistas (confira no topo da página).

Além do reconhecimento de ter seu curta exibido no exterior, Rodrigues diz ter realizado “um sonho para aquele garotinho de anos atrás que o assistia despretensiosamente e só imaginava fazer parte daquele universo”.

O primeiro De Volta Para o Futuro conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), que volta 30 anos em uma máquina em forma de DeLorean criada pelo Doc Brown (Christopher Lloyd). No Brasil, a trilogia está disponível no Amazon Prime Video.

Assista no Prime Video

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.