Ezra Miller como Flash em The Flash

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Filmes

Lista

The Flash | Dois Barrys, Batman aposentado e mais surpresas do 1º teaser

Prévia revelada no DC Fandome mostra duas versoes de Flash e a Supergirl recrutando Batman

Eduardo Pereira
16.10.2021, às 18H01
ATUALIZADA EM 16.10.2021, ÀS 18H31
ATUALIZADA EM 16.10.2021, ÀS 18H31

Apesar de uma introdução anticlimática feita pelo astro Ezra Miller, que reclamou de uma suposta escassez de cenas que pudessem ser exibidas para os fãs, The Flash entregou uma prévia empolgante durante o DC Fandome. Mesmo com pouco tempo de duração, o vídeo trouxe de volta a voz de Michael Keaton como Batman, reuniu o Velocista Escarlate com o Cavaleiro das Trevas e com a Supergirl (Sasha Calle) e ainda revelou que veremos mais de uma versão do herói-título na trama.

Para mergulhar mais a fundo em tudo que esse primeiro teaser antecipou sobre a épica aventura dirigida por Andy Muschietti, que mergulhará no multiverso do Universo Estendido da DC (DCEU) enquanto adapta o arco dos quadrinhos Flashpoint, o Omelete lista abaixo suas principais surpresas, referências e sinais. The Flash tem previsão de estreia para 4 de novembro de 2022.

Dois Barrys e um Bruce

Dois Barry Allens em cena de The Flash
Warner Bros./Divulgação

A prévia abre com um táxi de Central City, a cidade-natal de Barry Allen, estacionando em frente à Mansão Wayne da Gotham City de Batman (1989), onde vive o Batman de Michael Keaton. Do carro, descem duas versões diferentes do personagem-título vivido por Ezra Miller: um deles tem o cabelo mais curto, como visto em filmes anteriores do DCEU. O outro, mais comprido.

À parte da estranheza que é ver duas versões do Flash pegando um carro para ir de uma cidade à outra, quando poderiam fazer isso mais rapidamente a pé (será que houve algum problema com seus poderes?) é provável que uma delas seja nativa do mesmo universo que o Batman criado por Tim Burton, tendo sido recrutada pelo herói que conhecemos de Liga da Justiça (2017).

Na sequência, vemos o interior da Mansão Wayne: esvaziado de vida e móveis, aparentemente fechado há muitos anos. Seguindo a estética gótica dos filmes de Burton, vemos quem parece ser o Barry original, rodeado de teias de aranha, ligar de volta a energia da Batcaverna – algo que diz muito sobre como devemos encontrar o Cavaleiro das Trevas desse universo.

Novo uniforme, novas cores, inspiração antiga

Ezra Miller em cena de The Flash
Warner Bros. Divulgação

Na cena seguinte, vemos Barry Allen retornando à sua casa de infância como Flash, em meio a um grande clarão. Ele está usando um novo uniforme, repleto de raios amarelos canalizados e reminiscente do visual do personagem na série Os Novos 52 de quadrinhos da DC, por Francis Manapul e Brian Buccelato. Essa fase foi resultado direto do arco Flashpoint, no qual Allen viajou no tempo para tentar salvar a própria mãe da morte e acabou desencadeando sérias fissuras no multiverso da DC. Não é coincidência, já que essa narrativa será a principal base para o novo filme.

A revelação do novo traje do personagem vem também com uma novidade que distancia o novo filme, ao menos visualmente, do que foi proposto por Zack Snyder em sua direção do personagem: o Flash deixa de ser envolto em raios azuis e volta a ter o amarelo como principal cor energética, seguindo mais de perto o que é visto há anos nos quadrinhos e conversando diretamente com as artes conceituais e promocionais previamente liberadas do filme.

Reencontro com a mãe

Ezra Miller e Maribel Verdú em cena de The Flash
Warner Bros./Divulgação

Como confirmado pelo diálogo entre Barry e Henry Allen, seu pai, em Liga da Justiça (vivido por Billy Crudup no filme de Zack Snyder e substituído por Rob Livingston em The Flash), a mãe do Velocista Escarlate, Nora (Maribel Verdú), foi morta em um crime que acabou colocando seu marido atrás das grades. Assim como em Flashpoint, o filme solo do personagem deve vê-lo explorar seus poderes para acessar o fluxo do tempo, além de realidades alternativas, viabilizando o salvamento de sua mãe.

Na cena retratada acima, vemos o Barry Allen de cabelo curto lentamente entrando em sua casa de infância, aparentemente encantado, e assustando sem querer a matriarca. A ideia de que tudo isso está acontecendo graças às ações do personagem são evidenciadas pela voz de Michael Keaton, que questiona o personagem-título ao longo de quase todo o teaser.

"Me diga uma coisa: você pode ir para qualquer lugar que quiser, certo? Qualquer linha do tempo, qualquer universo. Por que você quer salvar este aqui?", pergunta Bruce Wayne. Embora a resposta esteja omitida, é provavelmente pela sensação de responsabilidade que Barry tem com o que quer que seja que está ameaçando aquela realidade.

Batman se dando mal

Cena de The Flash
Warner Bros./Divulgação

O traje clássico do Batman de Michael Keaton é mostrado destruído e largado em um chão de mármore, envolto em sangue. Pode se tratar de uma sequência sobre o passado do herói, que traria um motivo para ele ter aposentado o capuz e se tornado um recluso dentro da mansão Wayne.

Uma cena anterior a essa ainda expande a sensação de que coisa muito ruins virão com as aventuras pelo tempo-espaço de Barry, já que mostram uma mão humana inanimada sendo tocada pela mão do Velocista Escarlate. É possível que ao salvar Nora, Barry tenha condenado à morte o seu pai, Henry. De qualquer forma, a cena indica que tragédia está no caminho do herói (e de quem estiver com ele).

Supergirl ferida. Como?!

Ezra Miller e Sasha Calle em cena de The Flash
Warner Bros./Divulgação

Por um breve momento, podemos ver o Flash de cabelos longos cuidando de uma Kara Zor-El desacordada. Fãs de quadrinhos sabem que, tradicionalmente, a personagem vivida por Sasha Calle tem um potencial ainda maior que o do seu primo, Superman, já que viveu por mais tempo que o primo em Krypton, fortalecendo seu corpo com uma atmosfera mais densa. Vê-la vulnerável da forma que aparece na prévia do novo filme da DC indica que há uma ameaça realmente poderosa no horizonte, ou que as rupturas feitas no multiverso a estão afetando de alguma forma muito grave.

Também é possível que o novo filme cubra a chegada de Kara à Terra, mas essa é a hipótese mais improvável. Como já mostraram imagens de bastidores e até uma cena do teaser, a heroína já estará em ativididade por boa parte do filme, com direito a uniforme e tudo mais. O que fica no ar é entender se o cuidado de Barry com a prima de Kal-El é pura amizade, ou se The Flash construirá algum arco romântico entre a variante do personagem-título e a heroína.

Ele é o Batman

O Batman de Michael Keaton surge em teaser de The Flash
Warner Bros./Divulgação

As longas orelhas do Cavaleiro das Trevas de Michael Keaton retornam, com direito a uma olhadinha na saída da Batcaverna, logo depois de vermos Flash devidamente uniformizado e também no interior do esconderijo do Homem-Morcego.

Por mais que a cena seja cortada para indicar que as duas versões de Allen que chegam à Mansão Wayne, no início da prévia, estariam dialogando com Bruce Wayne já uniformizado, o mais provável é que o retorno do Cavaleiro das Trevas aconteça só depois de muita insistência. As condições da Mansão Wayne e da Batcaverna indicam que um bom tempo se passou sem que o herói entrasse em ação, prontificando a ação dos dois Barry Allens e da Supergirl em tentar recrutá-lo para salvar o mundo. 

Hora da convocação

Ezra Miller, Ezra Miller e Sasha Calle
Warner Bros./Divulgação

Essa cena conversa diretamente com uma breve passagem anterior do trailer, que mostra o Flash de cabelos mais longos produzindo seu uniforme. Aqui, em comparação com o Barry Allen que conhecemos de outros filmes, é possível ver como a roupa dessa nova versão do herói é mais rústica e improvisada, o que pode indicar que ele não mantinha ações heróicas regularmente (e até explicar o porquê da viagem de táxi que vemos no início do teaser). De quebra, vemos a Supergirl com seu manto já reunida ao grupo.

Trata-se da cena de apelo provavelmente direcionada a um velho, recluso e cansado Bruce Wayne, fechando o arco da narração na qual o veterano questiona o porquê dos esforços de Allen em salvar uma realidade que não é sua. Assim, fica claro que o maior desafio de The Flash será equilibrar um estudo de personagem sobre o Velocista Escarlate com uma estrutura de filme de equipe. Ambicioso e empolgante!

Flash segue fã do Batman

Ezra Miller em cena de The Flash
Warner Bros./Divulgação

Fortalecendo a ideia de que o Flash de cabelos mais longos habita o mesmo universo do Batman de Michael Keaton, essa cena o mostra emocionado revelando o que deve ser o icônico Batmóvel dos filmes do Homem-Morcego de 1989 e 1992. A exemplo da admiração nutrida pelo Barry Allen original do DCEU pelo Batman de Ben Affleck, que o recruta pessoalmente para ser parte da Liga da Justiça, a passagem indica que essa variante do personagem também será um admirador do Homem-Morcego – com o adicional de que nunca antes o encontrou, caso o isolamento de Bruce Wayne se comprove na trama.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.